No próximo sábado (26), a Praça Adelino Magalhães, no bairro Gragoatá, em Niterói, será ocupada por uma nova programação cultural gratuita, a roda de samba mensal do projeto "Mulheres na Roda de Samba". A atividade tem início às 10h com a prática coletiva do “Choro das Minas” – voltada a estudantes e músicos de todas as idades e gêneros. Basta levar um instrumento para participar da grande roda de choro.
A partir das 14h, começa a tradicional roda de samba da Oficina das Minas, reunindo alunas, professoras e convidadas especiais até o final do dia.
Tendo a inclusão como uma das principais pautas e influências para essa ideia, a roda foi pensada para todos, com banheiros estruturados para cada um. Além disso, o local é acessível para cadeirantes e vai contar com um intérprete de libras ao vivo para as pessoas com deficiência auditiva.
O evento é realizado sempre no último sábado de cada mês. Estão convidados alunos das escolas de música da cidade, como o Projeto Aprendiz, Conservatório de Música, Orquestra da Grota e também músicos autodidatas. A roda de samba mensal é promovida pelo coletivo Mulheres no Samba de Niterói e pela Oficina das Minas, o evento todo terá nove horas de atividades com foco em música, cultura popular e economia criativa.
Durante toda a programação, o público poderá visitar a feira de mulheres empreendedoras com estandes de moda, gastronomia, artesanato, drinks e chopp artesanal. A feira permanece aberta à participação de novas expositoras interessadas em fortalecer a economia local e criativa da cidade.
"Mulheres na roda de samba" ocupa Niterói com música, cultura e protagonismo feminino

A roda de samba mensal é promovida pelo coletivo Mulheres no Samba de Niterói e pela Oficina das Minas. - Foto: Divulgação
Tpografia
- Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
- Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
- Modo Leitura