Polícia faz operação contra quadrilha especializada em roubo a caixas eletrônicos

Dois homens foram presos em São João de Meriti. Houve apreensão de dinheiro e materiais para a prática criminosa - Foto: Divulgação PCERJ

Regiões
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Policiais civis da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF) realizaram, nesta quarta-feira (13/01), uma operação contra uma organização criminosa especializada em roubos e furtos a instituições financeiras e caixas eletrônicos. Dois homens foram presos em flagrante na comunidade do Castelinho, em São João de Meriti, na Baixada Fluminense. Um deles é natural de Joinville, Santa Catarina, e possui diversas anotações criminais. Durante a ação, foi apreendido vasto material utilizado para a prática de crimes e cerca deR$5mil em espécie de notas roubadas, que possuíam marcas de tinta inutilizantes do sistema de segurança.

A quadrilha operava há meses em diversos municípios do país, realizando os crimes de forma estável e planejada, com divisão de funções e de tarefas. A atuação do grupo consistia na junção do poder bélico e do controle territorial de narcotraficantes vinculados a uma facção criminosa. Os bandidos contavam, ainda, com a expertise de indivíduos de Santa Catarina em arrombamento dos caixas, cofres e desabilitação dos sistemas de segurança bancários.

Na ocasião dos ataques, os traficantes cercavam os locais com emprego de armas longas, como fuzis, para evitar a chegada de forças policiais. Em troca, recebiam um percentual dos lucros que eram reinvestidos na "caixinha" da facção para a compra de armamentos e para o financiamento de guerras contra milícias.

Nesta última ação, parcialmente frustrada pela DRF, a organização criminosa restringiu a liberdade de diversas vítimas que moravam nas imediações do estabelecimento comercial atacado. Elas foram rendidas e permaneceram amarradas até a chegada de policiais civis e militares.

As investigações seguem em andamento para a identificação e a prisão das lideranças do tráfico local e dos demais elementos ainda não qualificados.