Incêndio destrói ocupação em Santa Cruz

Incêndio atingiu casas na noite de ontem, em Santa Cruz - Foto: Reprodução/ Twitter

Regiões
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Na noite de quinta (14) uma ocupação conhecida com o nome de 'Unidos venceremos', em Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio foi atingida por um incêndio de grandes proporções. Ela fica ao lado de um condomínio do programa Minha Casa Minha Vida. Não houveram feridos.

Segundo a Prefeitura do Rio, as chamas atingiram 250 barracos, e os desabrigados foram levados para o Complexo Esportivo Miécimo da Silva, em Campo Grande. Segundo a Secretaria de Assistência Social, 125 famílias foram prejudicadas, com 217 pessoas sem ter onde morar. Destas, 55 são crianças. Uma mãe e uma criança foram encaminhadas para o Hospital Rocha Faria porque a criança estava desnutrida.

As chamas foram combatidas pelos bombeiros de Santa Cruz, Campo Grande, Itaguaí e Irajá, que foram para o local por volta de 20h20. Os moradores relataram momentos de desespero para salvar todos os que viviam no local, principalmente as crianças. As casas de madeira contribuíram para o alastramento das chamas. 

“Quebramos os barracos todos para tirar, pelo menos, as crianças. E também os botijões de gás, porque ia explodir muitos botijões de gás. Começaram a arrombar os barracos para ver se tinha criança dormindo lá. E tinha mesmo. E tiramos as crianças. Tentamos salvar vidas”, disse Rose Rocha, que também vive no local.

O prefeito Eduardo Paes e o vice-prefeito e secretário de Habitação, Nilton Caldeira, estiveram no local durante a madrugada desta sexta (15). Caldeira espera trabalhar em parceria com o governo federal.

"O problema habitacional não só está acontecendo aqui, é um problema em toda a cidade. Nós estamos começando a desenvolver esse trabalho, já está sendo feito um estudo de mapeamento da cidade para resolver esse problema junto com o governo federal, a Casa Verde e Amarela. Então a gente vai tentar unir essas forças aí para a gente resolver esse problema", disse Caldeira.

 

Doações de roupas
A secretária de Assistência Social, Laura Carneiro, também passou a noite no local. Segundo ela, todos receberam um lanche e colchões para passar a noite, mas ainda sim precisam de doações de roupas, que podem ser levadas até o Centro Esportivo Miécimo da Silva, em Campo Grande.

“Eles perderam tudo. Na verdade, a gente gostaria de ter, neste momento, roupas. Pois a alimentação, água, insumos, álcool em gel e máscaras, conseguimos regularizar durante a noite,” disse Laura Carneiro.