Folia de Reis pode virar Patrimônio Cultural Imaterial em Cabo Frio

Projeto de Lei criado por Davi Souza prevê que todas as manifestações envolvendo a Folia se tornem patrimônio cultural - Foto: Divulgação

Regiões
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O vereador Davi Souza apresentou na Sessão Ordinária ocorrida nesta-terça, o Projeto de Lei para instituir as manifestações teológicas, culturais, cênicas, musicais, saberes e festivas relativas de Folia de Reis, como Patrimônio Cultural Imaterial do Município de Cabo Frio.

O Projeto de Lei que possui coautoria do vereador Miguel Alencar, inclui o dia 06 de janeiro, dia de Reis, no Calendário Oficial de Eventos de Cabo Frio. Durante décadas, Cabo Frio mantém viva a tradição que tem influência católica e faz referência a caminhada dos Reis Magos.

A festividade também estimula o turismo, fortalecendo a economia, sendo um evento que ocorre no período de alta temporada e com grande adesão do público local e visitantes. Na semana passada, o vereador participou de uma reunião com representantes da cultura, onde sinalizou o interesse pela preservação da história local, sendo essa pauta de grande relevância para seu mandato.

Para o líder de governo, Davi Souza, a Folia de Reis representa resistência e expressão popular. “As ações promovidas por esses grupos fortalecem os laços de convivência na sociedade por meio da simbologia e luta apresentadas por quem não deixa essa cultura se apagar. Nada mais justo do que eternizar a tradição”.

É importante ressaltar que o projeto garante a participação do Conselho Municipal de Cultura, como órgão consultivo auxiliar do Poder Executivo. O presidente da Sessão enviou a matéria para a Comissão de Constituição e Justiça – CCJ.