São Pedro da Aldeia e Marinha discutem sobre programa de Esporte

Durante reunião foram apresentadas atividades esportivas realizadas pelos alunos na sede do Complexo Aeronaval - Foto: Divulgação/ PMSPA

Regiões
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Com o objetivo de apresentar e alinhar questões para dar prosseguimento ao Programa Forças no Esporte (PROFESP) do Governo Federal, a Secretaria de Educação de São Pedro da Aldeia e representantes da Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia (BAeNSPA) debateram a continuidade do projeto no município. Foi decidido que as atividades serão reiniciadas assim que as aulas presenciais retornarem.

Durante a reunião, no auditório da Secretaria de Educação, foram apresentadas as diversas atividades esportivas realizadas pelos alunos na sede do Complexo Aeronaval, no contraturno escolar. As modalidades oferecidas incluem atletismo, futebol, natação, judô, vôlei e basquete. Os estudantes também recebem almoço e lanche. Entre os pré-requisitos estabelecidos pela Marinha para a participação no Programa, estão comportamento, assiduidade e bom desempenho escolar.


A secretária adjunta de Educação, Kátia Moreno, falou sobre a satisfação em dar continuidade à ação. "É sempre com muita alegria que a gente vê esses programas sendo realizados em parceria com as escolas públicas, dando oportunidades aos nossos jovens que, geralmente, tem essa questão da vulnerabilidade. Essa oportunidade, por meio do esporte, traz a visão de que existe um leque de opções a ser escolhido, além da realização de novas interações e amizades. Com muita satisfação, a gente pretende dar a continuidade nesse projeto, que ainda alcançará muitos alunos da nossa rede", comemorou.


O Programa "Forças no Esporte" é uma vertente do Programa Segundo Tempo do Governo Federal. De caráter social, inclusivo e educacional, o PROFESP é desenvolvido pelo Ministério da Defesa, com o apoio da Marinha, Exército e Aeronáutica, e conta, ainda, com a parceria do Ministério da Cidadania, Ministério da Educação e Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. As atividades são conduzidas por militares e profissionais especializados e têm como objetivo promover a inclusão social de crianças e adolescentes por meio da prática esportiva orientada, além de desenvolver, a médio e longo prazo, o fortalecimento moral, físico, intelectual e social dos alunos.


No último ano, o programa atendeu o total de 200 crianças, entre 10 e 15 anos de idade. Já participaram do PROFESP estudantes da E. M. Antônio Vaz da Silva, no Recanto do Sol; E. M. Paineira, no Balneário; E. M. Manoel Martins Teixeira, em Sapiatiba; E. M. Dulce Jotta de Souza, no bairro São João; E. M. Profª Maria da Glória Santos Motta, em Praia Linda; E. M. Vinhateiro, em bairro de mesmo nome; e E. M. Luiza Terra de Andrade, no Campo Redondo.

Prefeitura de São Pedro da Aldeia