Governador sanciona lei que proíbe tatuagens em animais

Por Cristina Cruz

A lei vale também para quem aplicar piercings nos animais com pena de até três anos de prisão

Governador do Estado sanciona lei que prevê prisão para quem for flagrado fazendo tatuagens em animais domésticos


Agora é lei! A pena máxima para quem flor flagrado tatuando um animal ou até mesmo aplicando piercing, terá que responder criminalmente. A lei vale para animais domésticos e silvestres.

De acordo com governador do Estado Claudio Castro, atos como esses em animais causam dor, o que pode ser visto como maus-tratos, além de ter apenas a finalidade estética. “Essa iniciativa visa especialmente a preservação da saúde e bem-estar dos animais”, explicou o governador.

Para o Secretário Estadual de Agricultura, responsável pelas Políticas Públicas da Subsecretaria de Proteção e Defesa dos animais (RJPET), Marcelo Queiroz, a aplicação da lei no avanço dessas políticas para animais no Estado do Rio de Janeiro, é muito importante no que tange evitar o uso de métodos que causam dor e sofrimento aos animais.

“A tatuagem em qualquer lugar do corpo sempre causa uma dor, mas a pessoa paga para sentir. Porém causar dor em um animal pelo simples fato estético, torna-se uma atitude inadmissível. O bicho não escolheu sentir aquela dor, sem contar que de acordo com veterinários, existem outros problemas, como: estresse durante o procedimento, e até processos alergênicos à tintura ou material utilizado. Fato é que, quem ama seu animal de estimação não vai querer fazer com o mesmo passe por situações como essa”, explicou Marcelo Queiroz.

A lei é importante, porque de acordo com especialistas, os ricos inerentes aos processos de sedação do animal, a probabilidade de infecções durante o processo de cicatrização, queimaduras e irritações crônicas.

Em relação a aplicação de piercings, além do estresse existe um acréscimo na probabilidade de acidentes em animais ao prender o objeto em superfícies, podendo causar lacerações, ou mesmo agravar ferimentos em situação de conflitos com outros animais. Somando-se ao risco do fato de que dependendo do local de aplicação o animal pode se auto lesionar tentando retirar o adorno devido o incômodo, desconforto ou até mesmo dor.

  • Tags: