Filhote de anta nasce em reserva ambiental de Cachoeira de Macacu

O novo morador da Regua é filhote da Flora e do Júpiter, antas reintroduzidas na natureza em 2018, vindas do Parque Ecológico Klabin, no Paraná - Foto: Reprodução

Regiões
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A suspeita já estava no ar com fortes indícios e uma enorme expectativa. A confirmação, no entanto, veio apenas na semana passada. A anta Flora realmente havia tido um bebê que agora, com aproximadamente seis meses, foi flagrado pela primeira vez na floresta passeando ao lado da sua mãe. Um momento de muita comemoração para os pesquisadores. O nascimento do filhote de anta representa a confirmação de que o processo de recuperação da Reserva Ecológica de Guapiaçu (Regua), em Cachoeiras de Macacu, é um caso de sucesso na recomposição da Mata Atlântica.

"O nascimento de um novo filhote é sinal de que a reintrodução está no caminho certo. A equipe ficou muito feliz e torce para que todo ano sejamos surpreendidos com o nascimento de novos filhotes", comemora Maron Galliez, professor do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) e coordenador do projeto.

O novo morador da Regua é filhote da Flora e do Júpiter, antas reintroduzidas na natureza em 2018, vindas do Parque Ecológico Klabin, no Paraná. Ele foi flagrado pelo sistema de monitoramento das antas, realizado de forma remota por meio de "armadilhas fotográficas". Esse sistema é fundamental para os pesquisadores que, assim, podem acompanhar e avaliar a condição dos animais. Em abril, uma parceria do Projeto Guapiaçu (que é patrocinado pela Petrobras) com o Projeto Antropopausa, (apoiado pelo National GeographicSociety) ampliou a área de monitoramento. Hoje, são 38 os pontos de monitoramento espalhados pela reserva e por áreas do entorno.

- Nossa meta é continuar reintroduzindo antas na floresta para que, assim, tenhamos segurança que estamos estabelecendo uma população viável, que não precisa da intervenção humana para se alimentar – afirma Maron Galliez.

Mais três antas chegam à reserva

Nas próximas semanas, será dado mais um passo nesse caminho. A reserva de Guapiaçu receberá três novas antas que iniciarão o processo de aclimatação e soltura na floresta, como ocorreu no ano passado com a jovem Jasmim, nascida em cativeiro e que hoje vive livre na floresta. Os novos três moradores da Reguatambém nasceram em cativeiro, em uma mesma família (pai, mãe e filha de dois anos), na Bahia. Os animais chegarão de caminhão, em caixas de transporte individuais, numa viagem que durará dois dias. Seus nomes serão escolhidos pelas crianças das escolas da região.

A chegada de mais antas na Regua está sendo possível graças à parceria do Refauna e do Projeto Guapiaçu, patrocinado pela Petrobras e pelo Governo Federal. O trabalho de reintrodução envolve uma temporada em área cercada na reserva para o período de aclimatação. As antas foram extintas no Estado do Rio de Janeiro há mais de 100 anos devido à caça predatória e ao desmatamento e sua reintrodução na Reserva Ecológica de Guapiaçu teve início em 2018, com a soltura de três animais. Ao todo, já foram devolvidos ao seu habitat natural 11 antas, com nascimento de um filhote em 2020. Apesar de quatro animais terem morrido, os remanescentes estão aclimatados e contam com o apoio, inclusive, dos moradores do entorno da reserva.

Projeto Guapiaçu 

O Projeto Guapiaçu, realizado pela Reserva Ecológica de Guapiaçu (REGUA), tem como objetivo o fortalecimento do ecossistema da bacia Guapi-Macacu. Por meio das ações de restauração florestal, reintrodução de fauna, educação ambiental e monitoramento da água, demonstra-se a relação entre a restauração ecológica e o serviço de provisão de água de qualidade na bacia hidrográfica.

Com recursos do patrocínio da Petrobras, o projeto já atingiu mais de 30.000 mil pessoas com atividades de educação ambiental (visitas, seminários e cursos) e restaurou 223 hectares de áreas degradadas, com o plantio de 398 mil mudas de espécies nativas da Mata Atlântica.