Mangaratiba conquista prêmio em edital de Cultura

Moradores das Ilhas de Jaguanum e Marambaia estão entre os premiados - Foto: Divulgação

Regiões
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Com assessoria do Programa Municipal de Formação na Área de Cultura (PROMFAC) da Fundação Mario Peixoto, moradores das Ilhas de Jaguanum e Marambaia foram aprovados no edital “Povos Tradicionais Presentes RJ”, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (SECECRJ) e recebem prêmios de 80 e 25 mil reais. O edital foi destinado às comunidades tradicionais e teve como objetivo preservar a memória, a ancestralidade e o patrimônio cultural destes locais.

“Meu sonho está se tornando realidade, e eu nem consigo acreditar”. Foi assim que o pescador Jailson Roque Diniz, vice presidente da Associação de Moradores e Pescadores da Ilha de Jaguanum, reagiu à notícia. Seu Jailson inscreveu o projeto ‘Fazenda Marinha de Mexilhão’ no edital da SECECRJ, e levou 80 mil reais.

“Estou profundamente agradecido por toda dedicação da Fundação Mario Peixoto em nos assessorar, e fazer o nosso projeto de 30 anos se tornar realidade. Tivemos muitas promessas de ajuda, tanto política quanto de empresas privadas, mas sempre em vão. A parceria da FMP foi fundamental para essa conquista”.

Outra beneficiada com o edital foi Maju Guerra, da Associação da Comunidade dos Remanescentes de Quilombo da Ilha da Marambaia – ARQIMAR. Ela conquistou o prêmio de 25 mil reais com o projeto “Vivências Quilombolas - Saberes e Tradições”.

O projeto visa uma imersão de saberes tradicionais de três dias na Comunidade Quilombola da Ilha da Marambaia, para participar do cotidiano do local com diversas experiências como: contação de histórias e mitos locais, oficinas de culinária regional Quilombo-Caiçaras (Peixe com Banana, Feijoada, entre outros, aulas de danças tradicionais (Jongo, Samba de roda, tambor de moça, capoeira, entre outros), oficinas de artesanato (Trançado, Madeira, Cerâmica, Elaboração de turbantes, confecção bonecas negras, oficinas de tranças, confecção de instrumentos, entre outros).