Cartórios de registro civil começam a emitir carteira de motorista

Nesta primeira fase da parceria, os serviços estarão disponíveis em 16 cartórios - Foto: Detran

Regiões
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O Detran-RJ e a Associação de Registradores de Pessoas Naturais do Estado do Rio de Janeiro fizeram uma parceria para a emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Agora, cartórios de registro civil também podem disponibilizar o documento.

O atendimento ao público começa nesta quarta-feira, sem a necessidade de agendamento prévio, mas com a cobrança de uma taxa de conveniência no valor de R$ 44,30. Estão sendo oferecidos os seguintes serviços: primeira e segunda via do documento, renovação, alteração de dados e de categoria da carteira, além da emissão de segunda via da carteira de identidade.

Nesta primeira fase da parceria, os serviços estarão disponíveis em 16 cartórios nos bairros do Catete, Botafogo, Ilha do Governador, Centro, Barra, São Cristóvão e Santa Cruz, na capital, além dos municípios de Petrópolis, Niterói, Nova Iguaçu, Maricá, Duque de Caxias e Nova Friburgo.

O serviço vai ser ampliado em 20 dias, e 33 cartórios fluminenses estarão capacitados para a emissão da CNH. Até junho, a estimativa é que estejam sendo emitidas, pelos novos parceiros do Detran-RJ, cerca de 30 mil CNHs por mês.