Obra da ponte da Barra de Macaé já é realidade

Engenheiros começam a primeira fase da construção - Foto: Divulgação

Regiões
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Mais de 100 mil pessoas serão impactadas direta e indiretamente pela duplicação da Ponte Engenheiro Ivan Mundin, mais conhecida como Ponte da Barra. A construção, que é da década de 70 e coleciona reclamações, finalmente está a caminho de uma transformação. Passageiros e motoristas enfrentam engarrafamentos diários e quem passa a pé pelo local, se preocupa com o desgaste e rachaduras que exigem manutenção contínua.

A ponte foi construída na segunda metade do século XX para atender o crescimento populacional expressivo causado pela chegada da Petrobras em 1977. Na época, a população era de cerca de 60 mil habitantes e, com a exploração bem sucedida da Bacia de Campos, aumentava a cada ano. Hoje, a população está perto de 265 mil pessoas, segundo o IBGE, e quando somada à população flutuante - calculada em 90 mil pessoas em 2012 - ultrapassa a marca de 350 mil. Número que ainda deve aumentar com o reaquecimento da indústria do Petróleo.

De olho na recuperação da economia e consequente exigência de melhorias na mobilidade, a prefeitura, em parceria com o Governo do Estado, conseguiu elaborar um projeto de alta complexidade, aprovar e iniciar a obra de duplicação da Ponte da Barra. Com os licenciamentos, inclusive ambientais, em dia, os responsáveis pela construção já ampliaram a área de vai sofrer intervenções.

"A Ponte da Barra é o principal eixo de integração entre as áreas central e norte de nossa cidade. Sua duplicação é vital, não apenas para a mobilidade, mas também para o desenvolvimento econômico de toda uma região. Essa obra é a realização de um sonho para nossa cidade.
Agradeço ao governador Cláudio Castro e ao deputado Max Lemos por tornar realidade esse sonho antigo da população macaense.” - comemora o prefeito Welberth Rezende.

A sondagem e os furos para fixação das estruturas já estão em andamento e as compras das estacas, por exemplo, já foram feitas. Por se tratar de uma ponte que liga os bairros mais populosos de Macaé (Barra, Lagomar, Aeroporto e Engenho da Praia) ao centro e trabalhando com a expectativa de aumento da circulação de pessoas, as equipes envolvidas já anunciaram que a prioridade é segurança técnica da obra.