Carlos Magno/Divulgação

Rio inaugura 2º Centro de Trauma do Estado e amplia leitos de CTI em Araruama

Por Redação

Hospital Estadual Roberto Chabo passa a receber pacientes politraumatizados que antes eram transferidos para outra região

O governador Cláudio Castro inaugurou o Centro de Trauma e novos leitos do Centro de Tratamento Intensivo (CTI) do Hospital Estadual Roberto Chabo (HERC), em Araruama. Os setores vão atender pacientes de nove municípios da Região das Baixadas Litorâneas.

O Centro de Trauma é uma referência no atendimento a pacientes com múltiplas fraturas e é o segundo aberto no estado - o primeiro é o do Hospital Estadual Alberto Torres, em São Gonçalo. O Governo do Estado do Rio investiu mais de R$ 2,6 milhões nestas obras, que passam a ter 16 leitos de terapia intensiva.

"Estamos garantindo atendimento de alta complexidade ao cidadão da região. Antes, vítimas de politraumatismos tinham de ser encaminhadas para hospitais da capital ou da Região Metropolitana, percorrendo distâncias de até 120 Km, em viagens de mais de duas horas. Desde o início da gestão, implementamos a ideia de descentralizar e levar a saúde para perto de quem precisa, de Norte a Sul do estado, desafogando locais mais populosos, como a capital e Região Metropolitana. Essas ações são um grande avanço para a saúde pública", afirmou Castro.

O Centro conta com quatro leitos de estabilização, além de estrutura para atender enfermos com traumas de média e alta complexidades, como lesões decorrentes de acidentes de trânsito e queimaduras. Eles vão funcionar com equipamentos de ponta para acompanhamento, em tempo real, da evolução da saúde do paciente. Entre eles, camas hospitalares elétricas e monitores multiparâmetros - capazes de emitir leituras simultâneas dos diversos equipamentos. A tecnologia atualiza a todo momento o quadro clínico do paciente para as equipes médicas e de enfermagem.

A secretária de Estado de Saúde, Claudia Mello, destacou que toda essa tecnologia vai se somar à qualidade dos profissionais de saúde da unidade.

"É uma unidade especializada que vai salvar muitas vidas. Os profissionais são capacitados e contam com toda a infraestrutura para oferecer o atendimento de excelência que nossa população merece", disse a secretária.

  • Tags: