A Secretaria de Saúde de Macaé por meio da Coordenação Geral de Enfermagem iniciou nesta segunda-feira (12), na Cidade Universitária, a sua Semana Municipal de Enfermagem. O evento é um momento para discutir a importância do profissional de enfermagem e a possibilidade de atualização, confraternização, reconhecimento e valorização. A programação, que se estenderá até sexta-feira (16), terá cursos, palestras, homenagens, capacitações e sorteios.
Na solenidade de abertura do evento, o coordenador de Enfermagem, Vinicius Barros, agradeceu aos profissionais que atuam há muitos anos no município e aos que estão iniciando sua jornada.“Esse evento é uma forma de valorizar e homenagear todos os enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, tão essenciais para a assistência humanizada prestada na rede municipal de saúde”, frisou.
Representando o secretário de Saúde, Lucas Dias, a secretária executiva de Atenção Básica, Simone Sales, reforçou o empenho da equipe para a realização da semana e ressaltou a importância dos profissionais de enfermagem no dia a dia da rede municipal de saúde.
“A gestão acredita na enfermagem, na atenção básica como porta de entrada do sistema de saúde. A gente não consegue fazer saúde sem atenção básica, dialogar com a média e alta complexidade e vice-versa. E isso se reflete diretamente na qualidade do atendimento ao usuário. Hoje vamos apresentar a atualização do Protocolo de Enfermagem, um instrumento importante para garantir a qualidade, segurança e uniformidade no cuidado com os pacientes”, pontuou.
Já a secretária executiva de Média e Alta Complexidade, Natália Antunes, representando o prefeito Welberth Rezende, destacou a importância da enfermagem para a gestão municipal, já que neste momento ela e a Simone Sales, duas enfermeiras, estão à frente das duas Secretarias Executivas de Saúde.
“Essa semana será marcada por muito conhecimento e homenagens ao profissional do cuidar, aquele que acompanha, educa, faz promoção da saúde e prevenção de doenças”, destacou.
Também fizeram parte da mesa de abertura a vereadora Mayara Rezende, a gerente de Vigilância em Saúde, Daniela Bastos e Tiago de Souza, representando a Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Após a solenidade de abertura foi feita uma homenagem aos enfermeiros Lilia Simões e Edmar Costa. Em um vídeo, eles contaram um pouco de suas histórias. Ele com 48 anos de profissão e ela com 40 anos, continuam atuando na rede municipal. Ao final ambos receberam uma placa em agradecimento por tanta dedicação.
A programação da Semana Municipal de Enfermagem segue até sexta. Nesta terça-feira (13), a programação começa às 9h e segue até 17h. Pela manhã acontece a capacitação sobre coleta de sangue para exames laboratoriais e na parte da tarde a capacitação sobre leitura de exames laboratoriais.
Dia 13/05 - Auditório do Bloco B na Cidade Universitária
9h Capacitação sobre coleta de sangue para exames laboratoriais.
14h Capacitação sobre leitura de exames laboratoriais.
17h Encerramento
Dia 14/05 - Auditório do Bloco B na Cidade Universitária
9h30 Palestra do Capacita Coren com o tema - O DIU inserido por enfermeiros: ampliação do acesso e proteção aos direitos sexuais e reprodutivos
12h Encerramento.
Dia 15/05 - Auditório do Bloco B na Cidade Universitária
9h Palestra A importância da enfermagem na assistência à saúde do homem.
14h Curso de Administração de Medicamentos Injetáveis
16h Encerramento
Dia 16/05 – Auditório do Bloco B na Cidade Universitária
9h Capacitação Atendimento de enfermagem a puericultura
12h Encerramento
Macaé: Começa Semana Municipal de Enfermagem
Tpografia
- Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
- Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
- Modo Leitura