Itaperuna está entre as 10 cidades mais desenvolvidas do RJ

. - Foto: .

Regiões
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O município de Itaperuna conquistou um lugar de destaque no cenário estadual ao figurar entre as dez cidades mais desenvolvidas do Rio de Janeiro, de acordo com o Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM) 2023. Ocupando a 6ª colocação geral, Itaperuna se sobressai especialmente nos indicadores de saúde, educação e geração de renda.

O estudo, divulgado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), avaliou os 92 municípios fluminenses com base em dados oficiais relacionados a três pilares essenciais: Emprego & Renda, Educação e Saúde. A metodologia do índice é aplicada desde 2013 e classifica o desenvolvimento municipal em quatro níveis: crítico (0 a 0,4), baixo (0,4 a 0,6), moderado (0,6 a 0,8) e alto (0,8 a 1). Nenhum município do estado alcançou o grau mais alto.

Itaperuna aparece com nível moderado de desenvolvimento, mas acima da média estadual, que teve 63% das cidades classificadas nessa faixa. Entre os destaques do ranking, o município superou grandes centros e outras cidades do interior, como Teresópolis e Petrópolis.

A liderança do ranking ficou com a capital Rio de Janeiro, seguida por Volta Redonda, Resende, Macaé e Piraí. O bom desempenho de Itaperuna chama atenção especialmente dentro do Noroeste Fluminense, uma região que historicamente enfrenta desafios em infraestrutura e desenvolvimento econômico.