Foto: PMCF/Divulgação.

Clínica do Idoso tem 7 mil atendimentos em 4 meses

Por

Inaugurada em dezembro de 2024 pela Prefeitura de Macaé, a Clínica do Idoso já registrou 7.026 atendimentos de janeiro a abril deste ano. O espaço voltado ao público 60+ oferece serviços que vão desde consultas com Clínico Geral e Geriatra a atividades como terapia ocupacional, massoterapia, oficinas de canto e academia.

A Clínica, localizada na região central, busca oferecer atendimento de forma integrada, facilitando o dia a dia do usuário e contribuindo para a saúde e bem-estar da pessoa idosa.

“Nosso foco é qualidade de vida. Para isso temos um acolhimento todo especial em diferentes áreas, com uma equipe ampla que conta ainda com fisioterapeuta, psicólogo, educador físico, fonoaudiólogo, nutricionista, assistente social, entre outros profissionais”, detalha a coordenadora da Clínica do Idoso, Jussara Natalino, ao explicar que no local os idosos recebem uma caderneta onde pode ser registrado todo o histórico médico do paciente, além da dispensa de medicamentos na Farmácia.

À espera de sua primeira consulta no local, Neide Costa de Mendonça, 70 anos, estava animada com as possibilidades ofertadas na Clínica.

“Estou muito feliz de ter encontrado meu espaço, dá uma tranquilidade saber que vamos ter esse cuidado específico, diante de todas as ocorrências que o próprio envelhecimento traz”, afirmou.

Aos 78 anos, Roberto Hime Linhares, frequenta periodicamente a clínica, mantendo as consultas e o cuidado com a saúde em dia.

“Venho de três em três meses, como rotina de acompanhamento com a geriatra”, informou.

Já na academia, Liliane Correa da Silva, 64 anos, ressaltou a importância de poder realizar a atividade física de forma regular e assistida.

“Venho duas vezes na semana e o professor Everson Loureiro é muito atencioso. Se tivesse que pagar uma academia seria um valor considerável. Sou uma pessoa muito ativa e quero manter meu corpo assim, em movimento”, apontou.

A psicóloga Priscila Rios, que realiza atendimento individuais e em grupo na Clínica, explica que o idoso passa por muitas mudanças tanto físicas, quanto emocionais e cognitivas.

“Atuamos exatamente nesse auxílio para que esse idoso assimile melhor essas transformações e consiga enxergar além das perdas, os ganhos que a idade traz”, salienta.

“Essa integração e acolhimento oferecido aqui aos idosos é fundamental. Esse público está cada vez mais de olho na longevidade e buscamos ajudar da melhor forma”, conclui o médico clínico geral, Rafael Ferreira.

Para ser atendido na Clínica do Idoso, o paciente/usuário precisa receber o encaminhamento de alguma unidade da Rede Básica de Saúde. É necessário apresentar documento de Identidade e/ou CPF e Cartão SUS. No local, é feita a triagem para admissão e classificação de risco.

  • Tags: