Governador Cláudio Castro entrega obras do programa Limpa Rio Margens em Mangaratiba

Governador Cláudio Castro participa da visita técnica às obras de dragagem do Rio da Praia do Saco, em Mangaratiba. - Foto: Rogério Santana

Regiões
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O governador Cláudio Castro entregou, nesta sexta-feira (18/07), as obras do programa Limpa Rio Margens na orla do Rio do Saco, na Praia do Saco, em Mangaratiba, na Costa Verde. A iniciativa encerra uma etapa estratégica de recuperação ambiental e requalificação urbana na região, com investimento de R$ 681 mil.

-Estamos comprovando que é possível conciliar cuidado com o meio ambiente e qualidade de vida para a população. O programa Limpa Rio Margens recupera áreas degradadas e as transforma em espaços de convivência, lazer e dignidade para as famílias fluminenses. Com essa entrega, começa uma nova fase para os moradores da região - afirmou o governador Cláudio Castro.

Em um primeiro momento, as obras se concentraram na recuperação ambiental das margens do rio. Em seguida, a área ganhou um novo espaço público de lazer e convivência, com a construção de uma praça equipada com pista de caminhada, mesas de jogos, bancos de concreto, academia ao ar livre para a terceira idade, parquinho infantil reformado, circuito recreativo para crianças e novo paisagismo com plantio de grama.

A entrega faz parte do programa Limpa Rio Margens, iniciativa desenvolvida do Governo do Estado voltada à recuperação de áreas ribeirinhas. A proposta vai além da preservação dos cursos d’água: inclui a criação de espaços para lazer, prática de atividades físicas, reflorestamento, proteção das margens e paisagismo, fortalecendo a integração da comunidade com o ambiente natural e promovendo mais qualidade de vida.

- O Limpa Rio Margens é um exemplo de como a política ambiental pode ser transformadora, quando pensa nas pessoas e no território. Essa entrega em Mangaratiba reforça o compromisso do Governo do Estado com uma agenda ambiental que alia sustentabilidade e inclusão - explicou o secretário do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi.