Por Denise Emanuele Paz Carvalho
Durante mais de uma década, eles cruzaram as ruas de Teresópolis levando passageiros e carregando também um símbolo de identidade, orgulho e memória coletiva. Agora, os ônibus com a icônica pintura homenageando a Seleção Brasileira e a cidade se despedem oficialmente da frota. O último veículo circulou no dia 26 de junho, encerrando um ciclo que começou em 2009 e marcou profundamente a história do transporte público local.
A pintura nasceu de um movimento popular e empresarial em um momento delicado: entre 2008 e 2009, cogitou-se a possibilidade de a Granja Comary deixar de ser a casa da Seleção Brasileira. Foi então que a Viação Dedo de Deus teve a ideia de eternizar, sobre rodas, o vínculo entre Teresópolis e o futebol nacional. O projeto virou realidade com os ônibus temáticos, que logo conquistaram a cidade e ultrapassaram fronteiras, sendo premiados como uma das melhores pinturas de frota do país em 2012, no concurso nacional de São Paulo.
“Foi uma forma de mostrar que a Seleção sempre teve casa em Teresópolis. Esse ônibus virou símbolo, foi premiado, foi abraçado pela população. E hoje, mesmo saindo de cena, entra para a história com muito orgulho”, afirma Rodrigo Alvim do setor de comunicação da empresa.