Rio: Aulas presenciais da Rede Municipal serão retomadas nesta terça

Pais decidirão se levarão os filhos às escolas - Foto: Divulgação

Rio de Janeiro
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Com autorização do Comitê Científico da Prefeitura do Rio, a Secretaria Municipal de Educação informa que a volta às aulas presenciais para alunos do Ensino Fundamental do 9º ano, do último ano do Programa de Educação de Jovens e Adultos e do Carioca 2 (projeto de correção de fluxo) nas escolas públicas municipais cariocas reinicia nesta terça-feira, dia 17/11. Serão 61 mil alunos destas turmas, que estudam em 427 unidades escolares e retornarão às aulas presenciais. Os protocolos de segurança indicados pela Vigilância Sanitária serão cumpridos para garantir a segurança da comunidade escolar. Haverá redimensionamento dos espaços utilizados e disponibilização dos produtos necessários para a higienização pessoal e do ambiente, como máscaras, álcool em gel e sabonete líquido, entre outros itens. Professores, alunos e demais profissionais de Educação que tenham comorbidades não voltarão para as aulas presenciais. Os alunos poderão optar pela aula de forma remota.

- A escola é uma referência muito forte para as famílias, um espaço que vai muito além da missão essencial de ensino e aprendizagem. O vínculo com a escola garante aos alunos e famílias a convivência em um local de práticas propositivas, de relacionamentos positivos, criativos, que estimulam a cidadania. Muitos pais e responsáveis aguardavam com grande expectativa este momento de retorno às aulas presenciais. Lugar de criança é na escola. E a grandeza de nossa rede corresponde às expectativas dos pais, que querem o melhor para seus filhos, estudando em nossas escolas – comenta a secretaria municipal de Educação, Talma Romero Suane.

Máscaras e álcool em gel disponíveis

Estas aulas presenciais, inicialmente, acontecerão em quatro dias da semana – às segundas, terças, quintas e sextas-feiras. As turmas estarão divididas em grupos A e B para evitar aglomerações. Serão três horas de aulas por dia, nos turnos da manhã e da tarde para o 9º ano. E à noite para o PEJA, como já era anteriormente. Nas quartas-feiras haverá um reforço na higienização das unidades escolares, que já passam por limpezas regularmente nos demais dias. Máscaras e álcool em gel, entre outros itens de proteção, estarão disponíveis para todos. Cabe ressaltar que as aulas presenciais já voltaram em outras redes como a particular e a estadual.

Conforme explicado durante a coletiva realizada no último dia 3/11, os pais decidirão se levarão os filhos às escolas, que estarão abertas para recebê-los. O retorno de outras turmas se dará após uma avaliação desta retomada inicial do 9º ano, PEJA e Carioca 2, com comunicação posterior para os estudantes dos demais anos.