Alerj discute sobre obrigatoriedade de bicicletários nas escolas

Depois de passar pela Alerj, medida segue para o governador em exercício, que tem 15 dias para sancioná-la ou vetá-la - Foto: Alerj / Divulgação

Rio de Janeiro
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Escolas públicas e privadas do estado podem ser obrigadas a instalar bicicletários para uso exclusivo dos alunos, professores e funcionários das unidades. É o que determina o projeto de lei 3.160/20, do deputado Capitão Paulo Teixeira (Republicanos), que a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) vota nesta quarta-feira (25/11), em discussão única.

“O crescimento do uso da bicicleta como transporte é uma tendência por ser um meio mais barato, além de benéfico à saúde e ao meio ambiente. A instalação de bicicletários nas escolas é importante para atender alunos, professores e funcionários que precisam de um lugar seguro para estacionar. Estimular que usem suas bikes é uma forma até de desafogar o trânsit”, defende Capitão Paulo Teixeira.

Se aprovada, as unidades de ensino terão 180 dias para instalarem os dispositivos após a medida ser publicada em Diário Oficial. Os bicicletários deverão seguir as recomendações da Association of Pedestrian and Bicycle Professionals (APBP-USA) e comportar bicicletas convencionais, não reclináveis. O ciclista deverá ter o próprio cadeado, cabo ou corrente para prender suas bicicletas.