Decoração e apresentações musicais iniciam temporada natalina no Rio

Projeto iniciado leva atividades para todo o estado nesse fim de ano - Foto: Rogério Santana/Governo do Estado

Rio de Janeiro
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O Palácio Guanabara, sede do Governo do Estado do Rio de Janeiro, ganhou, nesta segunda-feira (30), uma decoração especial de Natal. Uma apresentação musical também foi realizada nas escadas do prédio histórico e marcou o início do ‘Natal Cultura Presente’, projeto que levará para todo o estado as festividades de fim de ano. As atrações musicais ficaram por conta da apresentação da Orquestra Sinfônica Jovem do Rio de Janeiro - projeto do grupo Ação Social Pela Música – e do coral “Madrigal do Vila”, coral da Escola de Música Villa-Lobos.


"O Governo do Estado inicia o mês de dezembro com essas belas apresentações nesta casa, que é do povo, depois de tanto tempo, sem as grades que separavam o Palácio Guanabara da população fluminense. Este é um patrimônio do estado do Rio de Janeiro ", falou o governador Cláudio Castro, que se apresentou junto com os grupos musicais durante a cerimônia.


Durante o mês de dezembro, serão realizadas apresentações todas às sextas-feiras, abertas à população, na escadaria do Palácio Guanabara, seguindo os protocolos sanitários para não gerar aglomeração. Promovido pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa – com o patrocínio da Fecomércio-RJ - o ‘Natal Cultura Presente’ também chegará a outras regiões fluminenses e inclui, além de apresentações musicais,l e ocupação de equipamentos públicos em diversos municípios.


Moradora de Laranjeiras, Marcela Império estava passando em frente ao Palácio Guanabara e parou para assistir às apresentações, ao lado da filha Estela, de 6 anos.


"Ouvimos a música e paramos para apreciar a música. Foi maravilhoso" disse Marcela.

Antes da apresentação, todos os participantes do coral e da orquestra passaram por testes para a Covid-19. Regente e professor da Escola de Música Villa-Lobos, Leandro Gregório, contou que, em virtude da pandemia do novo coronavírus, as apresentações do coral não ocorreram em 2020.


- É um privilégio e um prazer participar desta apresentação. Foi bem difícil para eles o afastamento durante esse tempo todo, mas as aulas online seguiram. Especialmente no coral, a gente conseguiu manter um ensaio semanal, o trabalho foi feito. A gente só fez um encontro para estar aqui, eles choraram, foi muito emocionante poder rever. Isso é bem significativo para a vida de todo mundo – comentou o professor.


Amanda Acosta, integrante da Orquestra Sinfônica Jovem do Rio de Janeiro, resumiu de que forma a música pode ajudar as pessoas durante a pandemia.


"A música representa a esperança. Nesse momento tão difícil, acho que ela pode ser a luz no fim do túnel, aquele conforto no coração de todo mundo que está passando por esse momento tão difícil" descreveu a jovem, de 22 anos.

 

Programação

Na quarta-feira (02), a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa reabre a Biblioteca Parque Estadual para o público. Na quinta-feira (03/12), será realizada uma exposição de livros na Central do Brasil com apresentação da orquestra para os trabalhadores no local.

O Natal Cultura Presente também vai percorrer o interior. As cidades de Miracema, Cambuci, Magé, Duque de Caxias, Queimados, Areal e Nova Iguaçu terão ações incentivadas como o projeto Cinema Presente na Praça, além de apresentação das orquestras e ativações natalinas em praças públicas.


"A cultura se reinventou em meio aos protocolos de segurança para garantir lindas atrações neste momento especial que conta com uma forte presença do estado, tanto no cuidado com o cidadão quanto na promoção de ações positivas na vida das pessoas", disse a secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros.



Projetos incentivados
O Governo do Estado também vai apoiar eventos natalinos, como a Liga do Natal, um espetáculo que dá continuidade ao ‘Vila Encantada de Natal’ e será exibido em formato de série de TV.

Já o Natal Mágico é uma exposição cultural, em Cabo Frio. Também terá apresentação artística, para destacar a cultura natalina brasileira, com seus costumes e crenças.

O Festival Halleluya acontece no dia 12 de dezembro, no Cristo Redentor, no formato de live. O evento contará com cinco pontos de retransmissão na cidade do Rio de Janeiro, tendo como foco a juventude. A ideia é promover ações de dignidade da pessoa humana.