Covid-19: número de pedidos por leitos aumenta no Rio

Butantan anuncia que testes da CoronaVac chegaram à fase final - Foto:

Rio de Janeiro
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O aumento do número de casos de covid-19 no Rio de Janeiro tem causados enormes transtornos principalmente para os pacientes que necessitam de leitos nas UTIs da cidade. Com a falta de leitos para todos os infectados, muitas pessoas estão optando por ir à Justiça para conseguir uma vaga. Casos ocorrem principalmente na capital carioca.

Durante o mês de novembro, durante o plantão noturno, foram feitas 36 ações judiciais, com pedidos de transferências para hospitais dedicados ao tratamento do novo coronavírus. Em outubro, o número registrado foi a metade do contabilizado em novembro.

No SUS, a ocupação de leitos para a covid-19 na capital do Estado já está quase no limite, chegando a 92% nas UTIs e 88% nas enfermarias. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, 452 pessoas aguardam a transferência para leitos de covid em todo o estado, sendo 204 para a enfermaria e 248 para UTI.

No domingo (6), o estado do Rio de Janeiro registrou 371.075 casos confirmados e 23.131 óbitos desde o início da pandemia, em meio a um cenário onde a capital se destaca com 144.493 casos e 13.581 mortes.