Começa a 1ªSemana Estadual da Economia Solidária do Rio 2020

Cartaz da I Semana Estadual da Economia Solidária do Rio de Janeiro 2020 - Foto: Divulgação

Rio de Janeiro
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Desde o dia 14 (hoje) até o dia 18 de dezembro a Secretaria de Estado do Trabalho e Renda, por meio da Coordenação Estadual de Economia Solidária e Comércio Justo promove a I Semana Estadual de Economia Solidária com tema " A importância da Economia Solidária para o desenvolvimento econômico e social do estado do do Rio de Janeiro", composta por dois eventos: o I Seminário Estadual e o I Festival Estadual de Economia Solidária
( integrado pelo Circuito Fluminense e Feira/Vitrine Virtual).

Todos os eventos ocorrem de forma virtual em função das restrições sanitárias decorridas da pandemia da Covid19 , objetivando garantir a segurança e a preservação da saúde de todos os participantes.

A Semana acontece em alusão ao Dia Nacional da Economia Solidária, que é comemorado em 15 de dezembro e tem como objetivo é promover o fortalecimento da política pública de Economia Solidária no Estado Rio de Janeiro.

O evento é realizado em parceria com o Conselho Estadual de Economia Solidária –CEES/RJ, com o Fórum de Cooperativismo Popular-FCP e os Fóruns Municipais de Economia Solidária, a Frente Parlamentar em Defesa da Economia Solidária da ALERJ, com o apoio da Incubadora de Tecnológica de Empreendimentos Populares da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, a ITEP-UENF de Campos dos Goytacazes e Incubadora Tecnológica de Empreendimentos de Economia Solidária, da Universidade Federal Fluminense a InTECSOL/UFF do Campus de Volta Redonda.

Por meio da realização da I Semana Estadual, composta por um conjunto de eventos se pretende potencializar os Empreendimento de Economia Solidária - EES, na mesma medida em que busca dar visibilidade à produção coletiva e associada de trabalhadores das áreas urbanas e rurais do RJ.

De acordo com a Coordenação Estadual de Economia Solidária Angélica Hullen “a I Semana Estadual de Economia Solidária do Rio de Janeiro 2020, apesar de pandemia da Covid não poderia deixar de ser realizada, visto que nesse momento passamos por uma profunda crise em que vários segmentos da ECOSOL estão sendo prejudicados de maneira brutal. O evento busca discutir junto a esses segmentos possíveis caminhos para essa crise, nos debates do Seminário, envolvendo atores como os Empreendimentos de Economia Solidária, as Entidades de Apoio e Fomento/Incubadoras/Universidade, Gestão Pública, Poder Legislativo, Iniciativa Privada e demais integrantes de movimentos sociais e ativistas da pauta”.

Marcelo Xavier, integrante do Conselho Estadual de Economia Solidária, bem como Fórum e do Conselho Municipal de Petrópolis, artesão e Presidente da Entidade de Apoio e Fomente Ong Raízes do Ofício, destaca que “ a realização da Feira/Vitrine virtual é uma grande oportunidade para que os Empreendimentos, tanto do setor de produtos, como de serviço tais como agricultores familiares, produtores de orgânicos, pescadores artesanais, artesãos da moda e da decoração, a gastronomia e as bebidas artesanais, produtores culturais, aqueles que ofertam serviços como os guias de turismos, catadores e cooperativas e associações possam estar mostrando o seu potencial e tenham oportunidade de comercialização perante essa crise vivenciamos: as feiras de ECOSOL estão suspensas desde março e apesar da retomada gradativa desde novembro, correm grande risco de serem suspensas novamente, diante da segunda onda da Covid. É também uma oportunidade para que os consumidores possam conhecer os produtores da Economia Solidária e acessar produtos de qualidade e exclusivos. ”
Já o I Circuito Regional de Economia Solidária pretende mostrar a potencialidade de cada região do Estado. De acordo com Nilza Franco da ITEP-UENF “ é uma grande oportunidade para a valorização dos territórios locais: os municípios, que é de fato o local onde a Economia Solidária brota e se organiza. As 10 regiões do Estado terão a oportunidade ímpar de mostrar toda a pujança e o potencial dos seus trabalhadores e Empreendimentos coletivos.
Finalizando a Coordenadora Angelica Hullen destaca, de acordo com os ensinamentos do mestre Paul Singer: “Não há como pensar na retomada do desenvolvimento econômico e social do Rio de Janeiro, sem pensar na Economia Solidária como protagonista desse processo.”
A transmissão será pelo canal do You Tube, por meio dos links:
Da Coordenação Estadual de Economia Solidária, https://www.youtube.com/channel/UCMCfn_E2Jj74iswoFIImi2w
da Secretaria Executiva FCP/RJ
https://www.youtube.com/channel/UCdMA9BTtEbEKCM5w40EgnLw

Para acessar a programação completa clique em:
https://docs.google.com/document/d/1ayLXfHxyTUjLqhE1BgxgpK1vyPN_nkvwj281OJoU6f4/edit?usp=sharing
Para realizar a sua inscrição clique em
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScuSGl51GGnB6dUS6cZwN4JIiw3CRuOQTee51WXeAzqTRifOA/viewform?usp=sf_link
Aos participantes será emitido certificado de participação de 40 horas de atividades.
Para acompanhar nossas divulgações referentes a I Semana Estadual de Economia Solidária do Rio de Janeiro acesse nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/semanaecosolrj
e no Instagram: https://www.instagram.com/semanaecosolrj/
Qualquer dúvida entre em contato por meio do e-mail: [email protected]