Degase entrega novos uniformes para agentes de segurança

A identidade visual foi escolhida e sugerida pelos próprios agentes. - Foto: Divulgação

Rio de Janeiro
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Novidade para os agentes de segurança socioeducativo. O Degase já começou a distribuição dos novos uniformes para os servidores, que trabalham nas 24 unidades de socioeducação do Rio de Janeiro. Ao todo, 1393 agentes pertencentes ao quadro funcional da instituição, já começaram a receber as vestimentas, que serão distribuídas nas 24 unidades, que compõem o sistema socioeducativo do Estado. A identidade visual foi escolhida e sugerida pelos próprios agentes.

A iniciativa é considerada um grande avanço para a padronização dos trajes de quem presta serviços ao órgão. Desde 2012, o Departamento não tem uma licitação para a compra de vestuário adequado, considerado um equipamento de proteção individual dos agentes, especialmente durante as ações externas da medida socioeducativa.

Para o diretor-geral do Degase, major Márcio Rocha, os novos uniformes são de suma importância não só para a identidade dos servidores como também para o favorecimento dos ambientes institucionais e de segurança.

– Com essa medida vamos ter um ambiente muito mais propício a socioeducação, criando uma identidade sem que eles precisem utilizar as suas roupas particulares. Isso favorece o local de serviço institucional e de segurança também, já que conseguiremos identificar quem é servidor e quem está desempenhando uma função acessória ao Departamento – explica Márcio Rocha.

Novos equipamentos

Na semana passada, o Degase atendeu a uma demanda antiga do sistema, adquirindo 55 coletes balísticos, que já estão sendo utilizados por dois núcleos operacionais do Degase: o Grupamento de Ações Rápidas (GAR) e a Divisão de Escolta do Departamento (DIESC). As duas divisões são responsáveis, respectivamente, por resoluções de crise e apresentações externas dos jovens em conflito com a lei. Foi a primeira vez na história do Degase, que este tipo de equipamento de proteção individual foi fornecido para os agentes com objetivo de preservar a integridade física dos servidores e proteger os adolescentes.