Garis alpinistas limpam encosta no Morro da Providência

Técnica de rapel e equipamentos de alpinismo são usados pela Comlurb para realização do serviço - Foto: divulgação Prefeitura do Rio

Rio de Janeiro
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Durante todo a semana, uma equipe de garis alpinistas da Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb) trabalha na limpeza de uma encosta no Morro da Providência, localizando no centro do Rio. Entre os profissionais, 7 atuam na função de garis alpinistas. Técnicas de rapel e equipamentos de alpinismo, roçadeiras, foices e enxadas são usadas pela comlurb neste trabalho.

A situação geográfica da região dificulta o acesso para limpeza. Além disso, o local acaba sendo uma espécie de depósito de lixo, pois de acordo com a companhia , a falta de consciência das pessoas, que descartam sacos de lixo, embalagens descartáveis e peças mais variadas, como móveis e eletrodoméstico ocasiona o aumento de lixo nas encostas. Por este motivo, os garis alpinistas são indispensáveis neste tipo de trabalho.

Os profissionais que atuam na comlurb na atividade de garis alpinistas são certificados pela instituição internacional N1IRATA. Esta certificação lhes concede as técnicas e treinamentos necessários para desenvolvimento do trabalho em altura/acesso por corda, além de do aprendizado para lidar com possíveis falhas e como atuar rapidamente para evitar acidentes.