Prefeitura do Rio remove 614 veículos de áreas de restrição da orla

A Secretaria Municipal de Ordem Pública afirma que removeu 614 veículos das praias da cidade no fim de semana - Foto: Divulgação/ Prefeitura do Rio

Rio de Janeiro
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) removeu, entre sábado e domingo (dias 9 e 10 de janeiro), 614 veículos por estacionamento irregular na orla. A fiscalização atende ao decreto que restringe o estacionamento nessas áreas aos fins de semana e feriados como medida preventiva de combate à pandemia de Covid-19. A operação contou com 34 reboques da Coordenadoria de Fiscalização de Estacionamentos e Reboques (Cfer) por dia.

Desde 12 de dezembro, o uso de vagas da orla voltou a ser proibido nos fins de semana e feriados, exceto para moradores e usuários de vagas especiais. Para terem o direito, os moradores devem deixar à mostra, no painel do veículo, o Cartão Morador (emitido pela CET-Rio) ou comprovante de residência, podendo utilizar vagas da sua localidade. Já os usuários de vagas especiais (idosos e deficientes físicos) devem expor o cartão obrigatório de beneficiário. A multa para este tipo de estacionamento irregular, pelo Código de Trânsito, é de R$ 195,23, além das tarifas de reboque.

Os depósitos municipais (São Cristóvão e Recreio dos Bandeirantes) funcionam todos os dias – inclusive aos fins de semana e feriados -, das 8h às 17h, com o acesso aos setores de atendimento seguindo as determinações das "regras de ouro" contra a pandemia. O cidadão pode consultar se teve o veículo removido por estacionamento irregular pela Prefeitura no site da Seop: http://www.rio.rj.gov.br/web/seop.

Praias e Bares cheios

Ignorando as regras de proteção contra a Covid-19, o carioca voltou a lotar praias e bares no fim de semana no Rio. Nas areias, eram poucos os espaços vagos e a maioria dos frequentadores não usava máscaras e nem respeitava as regras de distanciamento. Durante a noite, a movimentação começou em alguns bares da Barra da Tijuca e do Leblon, na Zona Sul da cidade.