Secretário de Paes que falsificou assinatura da mãe é exonerado

Paes posse novo cmt gm - Foto: Robert Gomes

Rio de Janeiro
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A exoneração de Fábio Dalmasso, da Secretaria Municipal de Habitação, foi publicada nesta quinta (14) no Diário Oficial do Rio. Para ocupar o cargo na secretaria, o prefeito Eduardo Paes nomeou o vice-prefeito Nilton Caldeira. Dalmasso pediu exoneração do cargo nesta quarta (13), um dia após saírem informações de que ele foi condenado e chegou a cumprir pena há menos de 8 anos por um crime contra a fé pública, ao falsificar a assinatura da própria mãe em um cheque.

De acordo com decreto publicado pelo prefeito Eduardo Paes no primeiro dia de seu mandato, em 1º de janeiro, foi a determinação de que todos os ocupantes de cargo comissionado deviam declarar na posse não ter nenhuma condenação transitada em julgado.

“Tem regra, tem que ser cumprida. Lamento, desconhecia o trânsito em julgado. Mas tá na regra, por isso é importante estabelecer regras de integridade. Importante papel da imprensa apontando que a regra não estava sendo cumprida”, comentou Paes sobre o assunto.

A condenação de Fábio aconteceu logo após um ex-sócio de Gilce Damasso, mãe do ex-secretário, desconfiar quando fornecedores disseram que o próprio Fábio estava assinando os cheques da empresa, o que levou à procura da polícia. Na ocasião, o atual secretário negou as acusações em juízo.

Uma perícia, no entanto, mostrou aos juízes que a assinatura era dele. Ele foi condenado a dois anos de prisão e, em 2016, a pena foi convertida em pagamento de serviços comunitários e doação de cestas básicas por seis meses. Fábio recorreu da decisão, mas o desembargador do caso, Luiz Zveiter, negou o recurso.