Policiais da UPP do Alemão salvam vida de cavalo vítima de maus-tratos

Depois de presenciarem os maus-tratos, os agentes entraram em contato com os órgãos competentes que resgataram o animal - Foto: Divulgação RJPET

Rio de Janeiro
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

 

Foi resgatado pela Secretaria Municipal de Proteção aos animais, com ajuda da Subsecretaria Estadual RJPET e apoio da ONG Paraíso dos Focinhos, nesta quarta-feira, um cavalo vítima de maus-tratos. Os PMs solicitaram o resgate do animal junto aos órgãos de defesa e Proteção Animal do Rio.

Durante a madrugada, os policiais abrigaram o cavalo dentro da sede da UPP Complexo do Alemão, na Zona Norte. E pela manhã, o resgate chegou e levou cerca de uma hora para ser realizado. A carroça de transporte do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) já estava no local para levar o Alemão, batizado em homenagem aos PMs.

De acordo com o secretário municipal de proteção animal, Vinicius Cordeiro, a secretaria atuará em defesa dos equinos e animais de grande porte com ações de fiscalização, monitoramento e controle de maus-tratos. O secretário pretende também intervir na antiga prática de tração animal.

“A nova Secretaria Municipal de Proteção aos animais em apenas quinze dias de trabalho em ações como está, já resgatou mais de cem vidas entre cavalos, animais domésticos e silvestres. Nossa intenção é intensificar as ações de combate ao tráfico animal e dos maus-tratos de milhares de animais que ocorrem infelizmente diariamente na cidade do Rio de Janeiro”, disse o secretário.

A Subsecretaria RJPET trabalha, em parceria com as ONGs e protetores, para evitar que situações como essa se repitam e para dar aos animais o tratamento que eles merecem,” finalizou Marcelo Queiroz, secretário estadual, a frente da RJPET.

A ONG Paraíso dos Focinhos é uma das poucas que fazem resgate de cavalos no Rio de Janeiro. Presidente da organização, Hanri Soares explicou que existe uma estrutura montada há dois anos para equinos, com a presença de veterinários e também de espaços para os cavalos correrem e fazerem exercícios.

" É toda uma estrutura muito mais complexa, que necessita de veterinários e frete, por exemplo. Agora o Alemão vai pro nosso haras, curtir sua vida com dignidade com outros cavalos que temos aqui. Agradeço a PM, a Prefeitura, ao Governo e a todos. Unidos somos mais fortes", agradeceu.