No Rio, ano letivo estadual começará dia 4 de fevereiro remotamente

Antes de voltarem às aulas, os alunos passarão por uma avaliação para saber se os meses da pandemia da Covid-19 causaram algum impacto à aprendizagem do conteúdo - Foto: Divulgação

Rio de Janeiro
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro anunciou que o ano letivo nas escolas da rede vai começar dia 4 de fevereiro, ainda de forma remota. A previsão é que, apenas em março, cerca de 10% dos alunos que não têm acesso à internet retornem às aulas presenciais.

Antes de voltarem às aulas, os alunos passarão por uma avaliação para saber se os meses da pandemia da Covid-19 causaram algum impacto à aprendizagem do conteúdo. Provas serão aplicadas para que os educadores possam avaliar o nível dos estudantes. Em uma transmissão ao vivo pela internet com o governador em exercício, Cláudio Castro, o secretário Comte Bittencourt falou sobre o assunto nesta quinta (14) por meio das redes sociais.

“O estado passa a ter, já em março, o seu link patrocinado para a educação, onde professores e alunos poderão navegar no link sem usar a sua conta de conectividade, poderão navegar sete dias na semana, 24 horas por dia”, afirmou o secretário.

A Secretaria Estadual de Educação afirmou ainda que, se houver uma redução dos casos de Covid-19, o retorno às aulas será de forma gradual. Mas, se os casos aumentarem, esta volta não poderá acontecer. O retorno de 100% dos alunos às salas de aulas está descartado, e os professores do grupo de risco seguirão dando aula de modo remoto.

Segundo Bittencourt, os alunos que voltarão ao sistema presencial são aqueles que possuem situação social mais vulnerável, que não têm como fazer aulas on-line.

“A partir de março, estaremos preparados para receber de forma híbrida, no presencial, estes 10% dos alunos de vulnerabilidade social. Estes alunos serão divididos em cinco grupos, um grupo cada dia da semana, para manter o distanciamento social mais seguro possível. Vamos dar alimentação e resolver, desta maneira, a conexão pela escola mediando estes 10% da rede que ficaram no processo desta quarentena alongada quase que à margem do processo da educação”, disse o secretário.