Todas as doses da vacina chegam ao Rio depois de atraso na logística

As doses foram entregues em cinco viagens - Foto: Reprodução/TV Globo

Rio de Janeiro
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O Estado do Rio de Janeiro já recebeu todas as doses das vacinas da covid-19 do primeiro lote reservadas para o estado, após atrasos. Um problema com a logística entre as viagens, atraso da remessa e mais cinco voos foram os grandes responsáveis pelo fato.

O Rio recebeu cerca de 488 mil doses da vacina prometidas pelo Ministério da Saúde, completando a entrega às 4h30 da madrugada desta terça-feira (19), somando 21 horas de atraso entre o estabelecido inicialmente e o horário final.

Segundo o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, o atraso aconteceu devido a grande necessidade de alterar voos com as doses para outros estados do país. Outra informação que acabou não batendo foi a quantidade de doses que seria recebida pelo estado.

Segundo o governador em exercício, o Rio receberia 590 mil doses, mas recebeu apenas 488 mil, como estipulado na tabela do Ministério da Saúde, sendo 102 mil vacinas a menos que o esperado por Castro.

As 487.520 doses chegaram ao Rio em cinco viagens diferentes, em jatinho e aviões da Gol, Latam e Azul de maneira respingada e foram levadas para a Coordenação-Geral de Armazenamento da Secretaria Estadual de Saúde, situada na cidade de Niterói.

Neste primeiro momento, as vacinas não serão distribuídas em posto, sendo feita internamente para os grupos proritários dessa fase.

Em Niterói, o número de doses recebidas somam 23.240, enquanto São Gonçalo receberá 27.590. Maricá receberá 4.270 doses, já Itaboraí contará com 4.620.