Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio completa 45 anos

Vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, a Pesagro-Rio tem foco no aumento da produtividade rural - Foto: Divulgação SEAPPA

Rio de Janeiro
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Há 45 anos a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro (Pesagro-Rio) tem ajudado o homem do campo a produzir mais e melhor. Vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, a Pesagro-Rio foi criada a partir de um programa nacional da Embrapa com o objetivo de dividir com os estados a responsabilidade de realizar pesquisas. As atividades foram iniciadas com as culturas que, na época, tinham maior expressão de produção, principalmente grãos, frutas e, mais tarde, a cultura orgânica.

- Estamos sempre trabalhando para fortalecer a agricultura do Rio. Em 45 anos de existência, a Pesagro atuou em diversas pesquisas e possui uma história de conhecimento muito grande, com potencial inesgotável para colocar a tecnologia a serviço do produtor e do consumidor. A empresa é um patrimônio físico e intelectual e tem muito a oferecer à sociedade – ressaltou o secretário de Agricultura, Marcelo Queiroz.

Ao longo de sua história, há alguns marcos importantes. Um deles foi triplicar a produção de arroz no estado, que tinha baixa produtividade. O mesmo aconteceu com a cultura do feijão e do milho. Na área da pecuária, houve grandes avanços. Foram criadas tecnologias que permitiram aos produtores não só melhorar no ganho da produtividade como na qualidade do produto. Além disso, a Pesagro foi pioneira na pesquisa da cachaça fluminense, que hoje em dia disputa espaço no mercado internacional.

- Gostaria que as pessoas olhassem a Pesagro pela capacidade que ela tem de oferecer serviços de utilidade pública através do conhecimento adquirido. No mundo moderno, o conhecimento é o que há de mais importante - afirmou o presidente da Pesagro-Rio, Paulo Renato Marques.

Segundo Marques, a meta agora é fazer da Pesagro uma empresa mais ágil. Intensificar a pesquisa, e acima de tudo, oferecer serviços ao produtor.

- Temos que transformar a pesquisa num produto que possa, efetivamente, fazer o desenvolvimento do agro no estado. Extrair da pesquisa o melhor produto, incentivando a produção entre os laboratórios que possuem centros de pesquisa em Niterói, Campos, Itaocara, Macaé, Silva Jardim e Seropédica - complementou o presidente da Pesagro-Rio.

Certificação para comércio de produtos de origem animal

A Pesagro-Rio teve um papel de grande importância na conquista do Sisbi-Poa (Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal). O Estado do Rio de Janeiro recebeu a certificação do Ministério da Agricultura, que autoriza a comercialização de produtos de origem animal para todo o país, ampliando as opções de venda para os produtores fluminenses, ajudando a movimentar a economia do estado.

A empresa oferece todo o apoio às indústrias do agro e aos produtores no sentido de qualificar e classificar, através das análises, os produtos e as empresas que terão a qualidade produtiva necessária para conquistar o selo do Sisbi.

- Os ganhos nesses 45 anos foram incríveis, e nos fazem lutar para que o Rio de Janeiro tenha uma Pesagro cada vez mais forte, trabalhando em prol do nosso produtor e dos consumidores, que, no fim das contas, são os grandes beneficiados pela pesquisa que produzimos – explicou o coordenador de pesquisa da Pesagro-Rio, Arivaldo Ribeiro Viana.