Justiça nega pedido de divulgação diária da lista de vacinados no Rio

Pedido foi feito pelo Ministério Público após receber mais de 30 denúncias de fura-filas - Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Rio de Janeiro
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O pedido do Ministério Público para que a Prefeitura do Rio divulgue a lista de vacinados contra a covid-19 no município diariamente foi negada pela Justiça do Rio de Janeiro nesta terça-feira (22).

A ação, movida nesta segunda-feira (25), foi motivada pelo recebimentos de denúncias de que mais de 30 pessoas teriam furado a fila de vacinação em todo o Estado do Rio durante os 11 dias em que está ocorrendo.

Na ação, os promotores utilizaram como o argumento o fato de que a divulgação através do site auxilia no controle sobre a distribuição e vacina entre as pessoas do grupo prioritário.

A decisão foi tomada pelo juiz Marcello Alvarenga Leite, sob argumentos de que o MP não havia provas de que estavam ocorrendo fraudes durante a vacinação e de que a relação de vacinados está sendo feira no Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações, além de já existir um sistema manuscrito de anotação e que gerar mais gastos ao município não é uma opção viável durante uma pandemia.

O pedido do MPRJ não foi feito somente à Prefeitura do Rio, mas também para outros 22 cidades do Centro Sul Fluminense e Médio Paraíba, com intenção de coibir eventuais fraudes na vacinação.