O pedido do Ministério Público para que a Prefeitura do Rio divulgue a lista de vacinados contra a covid-19 no município diariamente foi negada pela Justiça do Rio de Janeiro nesta terça-feira (22).
A ação, movida nesta segunda-feira (25), foi motivada pelo recebimentos de denúncias de que mais de 30 pessoas teriam furado a fila de vacinação em todo o Estado do Rio durante os 11 dias em que está ocorrendo.
Na ação, os promotores utilizaram como o argumento o fato de que a divulgação através do site auxilia no controle sobre a distribuição e vacina entre as pessoas do grupo prioritário.
A decisão foi tomada pelo juiz Marcello Alvarenga Leite, sob argumentos de que o MP não havia provas de que estavam ocorrendo fraudes durante a vacinação e de que a relação de vacinados está sendo feira no Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações, além de já existir um sistema manuscrito de anotação e que gerar mais gastos ao município não é uma opção viável durante uma pandemia.
O pedido do MPRJ não foi feito somente à Prefeitura do Rio, mas também para outros 22 cidades do Centro Sul Fluminense e Médio Paraíba, com intenção de coibir eventuais fraudes na vacinação.
Justiça nega pedido de divulgação diária da lista de vacinados no Rio

Pedido foi feito pelo Ministério Público após receber mais de 30 denúncias de fura-filas - Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
Tpografia
- Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
- Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
- Modo Leitura