Protocolos de volta às aulas serão anunciados hoje no Rio

De acordo com os critérios, as aulas presenciais podem ser retomadas com 35% dos alunos do terceiro ano do ensino fundamental até o ensino médio nas cidades com risco moderado - Foto: Fernando Frazão / EBC

Rio de Janeiro
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Secretaria estadual de Educação definiu diretrizes que devem ser seguidas na rede própria e nas escolas privadas do Rio, como a lotação das turmas de acordo com a classificação de risco para a Covid-19. A previsão é que as aulas presenciais e virtuais sejam retomadas em 1º de março na rede estadual.

O município do Rio, que marcou a volta para o fim de fevereiro, anuncia hoje os protocolos que serão seguidos. A resolução estadual das secretarias de Saúde e Educação vai orientar todas as escolas particulares dos ensinos fundamental e médio no estado, além das unidades de educação infantil nas cidades onde ela não é regulamentada pela prefeitura, como acontece no Rio.

De acordo com os critérios, as aulas presenciais podem ser retomadas com 35% dos alunos do terceiro ano do ensino fundamental até o ensino médio nas cidades com risco moderado, que corresponde à bandeira laranja na classificação estadual. O percentual na bandeira amarela, de risco baixo, sobe para 50%, e chega a 100% na bandeira verde, de risco muito baixo. Caso o risco seja alto ou muito alto, bandeiras vermelha e roxa, respectivamente, as escolas fecham.

O mapa de risco de contágio do estado passa a ser divulgado toda a sexta-feira com a divisão não mais por região, mas por município. As prefeituras continuam a ter autonomia para definir regras apenas se forem mais restritivas.

 

Nas escolas estaduais, o retorno às aulas presenciais será mais lento, a partir de março, para cerca de 70 mil alunos, 10% do total, que não têm aparelhos eletrônicos para acessar a internet. Os demais alunos terão acesso gratuito, sem desconto de planos de internet, a uma plataforma que será lançada pela secretaria.

Secretário de Educação, Comte Bittencourt afirmou que haverá aulas gravadas, podcasts e material didático. Segundo ele, as aulas na rede estadual serão em horário alternativo, entre 10h e 15h, e os professores com comorbidades continuarão afastados. As escolas particulares vão definir sua própria grade.

Diretor do Sindicato Estadual de Profissionais da Educação, Flávio Lopes discorda: "Retorno às atividades presenciais só com vacina".