A Cidade do Rio ganhará um modelo de previsão de inundações urbanas que permitirá à Prefeitura se antecipar às consequências de eventos climáticos extremos, ampliando seu poder de resposta. O modelo, que abastecerá de informações o Centro de Operações Rio, é um dos projetos previstos dentro da renovação do acordo de cooperação institucional do município com a agência espacial americana NASA. Firmada originalmente em 2015, a parceria foi ampliada por mais cinco anos e gerará ainda uma aplicação que permitirá emitir alertas de qualidade do ar. Atualmente em desenvolvimento por técnicos da NASA e do Instituto Pereira Passos, as aplicações deverão estar operacionais no segundo semestre deste ano.
A Prefeitura do Rio e a NASA anunciam o desenvolvimento destas novas aplicações e celebram a renovação do acordo de cooperação nesta quarta-feira, 11h, em evento online que será conduzido pelo Consulado dos Estados Unidos no Rio, seguido de uma coletiva de imprensa também online. O evento será transmitido pelo canal de YouTube da Embaixada americana no Brasil (http://youtube.com/embaixadaeua). Mas jornalistas terão acesso ao evento por link reservado, disponível abaixo.
Projetado para compartilhar dados, modelos e conhecimentos científicos e operacionais, o acordo permitirá ainda que técnicos do IPP e da NASA possam aperfeiçoar o modelo Avaliação de Perigos de Deslizamento para Consciência Situacional (LHASA), que monitora os riscos de deslizamentos de terra na cidade. Usado pelo Centro de Operações Rio, o LHASA foi o resultado mais expressivo do trabalho conjunto das instituições nos primeiros cinco anos de acordo.
Parceria entre Prefeitura do Rio e Nasa previne inundações urbanas

Atualmente em desenvolvimento por técnicos da NASA e do Instituto Pereira Passos, as aplicações deverão estar operacionais no segundo semestre deste ano - Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Tpografia
- Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
- Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
- Modo Leitura