Motoristas fazem paralisação e BRT Rio não circula na cidade

Paralisação gerou transtornos e município entrou em estágio de atenção - Foto: Divulgação Prefeitura do Rio

Rio de Janeiro
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Desde a madrugada desta segunda-feira (1º), os motoristas do BRT realizam uma paralisação e, com isso, os serviços do transporte precisaram ser suspensos, fazendo com que muitos trabalhadores tivessem que optar por se locomover através de ônibus regulares ou aplicativos de transportes.

Quase nenhuma das estações abriram nesta segunda. Os ônibus, por sua vez, estão sendo vistos lotados e com diversas pessoas sem máscara, apesar da tentativa de guardas municipais de organizar os embarques.

Outras opções utilizadas pelos trabalhadores são os ônibus executivos e mototáxis, que custam um valor muito mais alto que o BRT, quem tem tarifa R$4,05.

O prefeito do Rio Eduardo Paes (DEM) fez um apelo para que os motoristas voltassem ao trabalho, porém, enfatizou que não irá ceder à pressão. Paes enfatizou que estão trabalhando bastante para melhorar a situação dos motoristas, mas a população não pode sair prejudicada.

Estágio de atenção na cidade

O Centro de Operações Rio (COR) informa que a cidade entrou em Estágio de Atenção, às 6h30 desta segunda-feira (01), devido a fatores que influenciam na mobilidade do município. De acordo com o BRT Rio, os serviços nos três corredores (Transoeste, Transcarioca e Transolímpica) foram interrompidos, nesta manhã, devido à paralisação das atividades de alguns motoristas. O movimento acarretou irregularidades nos intervalos, inviabilizando a operação.

A cidade estava em Estágio de Mobilização desde as 6h. O Estágio de Atenção é o terceiro nível em uma escala de cinco e significa que uma ou mais ocorrências já impactam o município, afetando a rotina de parte da população.

Recomendações da Prefeitura
– Quem puder, evite se deslocar nas regiões atendidas pelo serviço.

– Caso precise se deslocar, opte pelos trens, metrô e ônibus comuns.

– Mantenha-se informado através dos meios de comunicação e canais oficiais do COR.