Estado do Rio chega a registro recorde de casos de Covid-19 desde março

Cerca de 90% dos novos casos foram diagnosticados na capital. A cidade do Rio também concentrou a grande maioria dos óbitos, 105 (89%) - Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Rio de Janeiro
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O estado do Rio alcançou, nesta terça-feira (16) o maior número de casos registrados de novo coronavírus em apenas um dia, desde março. O número de 8.385 novos infectados é  superior ao recorde anterior, de 6.275 casos, ocorrido no dia 31 de dezembro. Além disso, o painel do governo mostra que houve registro de 118 novas mortes pela doença, sendo então 31.630 mortes em todo em território fluminense.

Cerca de 90% dos novos casos foram diagnosticados na capital. A cidade do Rio também concentrou a grande maioria dos óbitos, 105 (89%). Os números, considerados altos por especialistas, ainda não refletem o cenário pós-feriado do carnaval. Com os dados, a média móvel no estado passa a ser de 3.261 casos e 119 mortes por dia, um aumento de 11%. O cálculo indica que há uma tendência de estabilidade no contágio, por conta de o crescimento estar abaixo de 15%.

Enquanto isso, o prefeito Eduardo Paes afirmou que só haveria vacinas suficientes para serem aplicadas até esta terça, apesar de as segundas doses estarem garantidas para quem já tomou o imunizante. O município e o restante do estado aguardam novos envios por parte do Ministério da Saúde. Outras cidades importantes da Região Metropolitana e da Baixada também chegam perto de esgotar seus estoques de vacinas contra a Covid-19.

Em Duque de Caxias, por exemplo, município mais populoso da Baixada Fluminense, a previsão é de que as pouco mais de 900 vacinas que restam não durem mais de duas horas e acabem já no início da manhã desta quarta-feira. Por lá, também não há previsão de envio de novas doses pelo governo federal.

Já Nova Iguaçu, afirma que a vacinação continua acontecendo normalmente na cidade, e que a expectativa é de que o estoque atual seja suficiente para vacinar idosos entre 80 e 84 anos na próxima semana. São Gonçalo, na Região Metropolitana, os imunizantes devem acabar ainda essa semana. De acordo com a prefeitura, há garantia apenas até sexta-feira de que haverá vacinas.