Ex-vereador Renatinho entrará na Secretaria de Direitos Humanos

Renatinho foi parlamentar na cidade por 5 mandatos e presidente da Comissão de Direitos Humanos por 10 anos - Foto: Divulgação/ Renatinho PSOL

Rio de Janeiro
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Nesta próxima segunda (22), o ex-vereador Renatinho vai anunciar sua saída do PSOL e tomará posse como subsecretário de Direitos Humanos. A notícia, embora já tenha circulado informalmente, ainda não havia sido oficializada por nenhuma das partes.

O convite veio através do secretário de Direitos Humanos, Raphael Costa, que também é presidente municipal do PSB. Renatinho foi parlamentar na cidade por 5 mandatos e presidente da Comissão de Direitos Humanos por 10 anos.

A mudança surpreendeu o meio político, uma vez que Renatinho se posicionou como oposição. “Dom Helder dizia que, ás vezes, é preciso mudar para ser o mesmo. Sempre fiz uma oposição propositiva, construtiva, e vou seguir a minha coerência para continuar lutando pelos direitos humanos e pelos mais pobres”, afirma Renatinho.

Apesar dos boatos, a ideia do secretário Raphael teve a aprovação do ex-prefeito Rodrigo Neves, que disse: “Renatinho já foi brizolista e petista, sempre se posicionou em favor das pautas democráticas. É mais do que natural a contribuição dele na área doa Direitos Humanos”

Na avaliação de especialistas, a mudança do Renatinho é uma vitória do governo municipal. “Quando um quadro político histórico do perfil do Renatinho sai da oposição e entra para o governo, é considerado um fortalecimento da credibilidade e a liderança do prefeito, além de reforçar a identidade progressista do governo.” avalia Eduardo Fialho, professor de Ciência Política da UFF, que também analisa um sinal de enfraquecimento do PSOL.