Cuidadores: curso gratuito está com inscrições abertas

Destinado a cuidadores remunerados de idosos e também a familiares que cuidam de seus parentes idosos, residentes no estado do Rio de Janeiro - Foto: Douglas Macedo / Prefeitura de Niterói

Rio de Janeiro
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Coordenado pelo professor-pesquisador da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz), Daniel Groisman, o projeto Cuidando de quem cuida inicia mais uma frente de trabalho. Em parceria com a Escola de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ESS/UFRJ), o projeto, vinculado ao Programa Inova da Fiocruz, irá oferecer o Curso de Atualização sobre o Cuidado Domiciliar de Pessoas Idosas na Pandemia de Covid-19.

Destinado a cuidadores remunerados de idosos e também a familiares que cuidam de seus parentes idosos, residentes no estado do Rio de Janeiro, o curso está com as inscrições abertas até o dia 7 de março de 2021. Com 350 vagas, a formação será gratuita e oferecida através do ensino remoto.

Ao todo, serão 32 horas de carga horária, distribuídas ao longo de oito semanas. Entre os principais temas abordados estão: Informações sobre a pandemia de covid-19; Cuidados com a pessoa idosa durante a pandemia; Proteção à saúde das pessoas cuidadoras; Promoção do bem-estar de idosos e cuidadores na pandemia; Direitos de quem cuida; Prevenção à violência doméstica e Desafios para o cuidado no pós-pandemia.

De acordo com Daniel, que coordena o curso em conjunto com o também professor-pesquisador da EPSJV, Ronaldo Travassos, e com a pesquisadora Rachel Gouveia Passos, da UFRJ, a ideia é que o curso possa fomentar a qualificação, a informação, a reflexão e o debate entre as pessoas cuidadoras de idosos, em relação aos desafios trazidos pela pandemia, visando a promoção da saúde, a proteção da vida e os direitos sociais de quem cuida e daqueles que são cuidados. Dentre alguns dos principais materiais didáticos estarão as cartilhas e vídeos produzidos anteriormente pelo Cuidando de quem cuida.