Programa Luz Maravilha vai modernizar a iluminação pública do Rio

Por Redação

Todos os 450 mil pontos de luz da cidade passarão a contar com luminárias de LED

A Prefeitura do Rio começou a substituir os 450 mil pontos de luz da cidade usando luminárias de LED. O programa Luz Maravilha é uma Parceria Público-Privada (PPP) que vai modernizar todo o sistema de iluminação do município até 2022. A mudança trará uma economia de até 60% nas contas públicas.

A parceria prevê também implementar outros serviços dentro do conceito de cidade inteligente (Smart City), com a instalação de 10 mil câmeras de segurança, sendo que 40% delas contarão com tecnologia de reconhecimento facial; cinco mil pontos wi-fi; três mil sensores de resíduos sólidos em bueiros; e 1.500 sensores de sinais de trânsito, que vão melhorar o fluxo do tráfego. Tudo isso será monitorado pelo Centro de Comando de Operações (CCO ), que estará integrado ao Centro de Operações Rio.

"O Luz Maravilha está alinhado ao conceito de cidades inteligentes e vai permitir que o Rio alcance indicadores de conectividade em áreas públicas, como as estações de transporte", conta a secretária municipal de Infraestrutura, Kátia Souza.

O programa vai permitir alavancar novos negócios na cidade, dinamizar o uso do espaço público e trará aspectos inovadores em sustentabilidade e resiliência.

A ação teve início na quinta-feira da semana passada (04/02) pela Barra da Tijuca, com a instalação de 1.075 luminárias no trecho entre o terminal Jardim Oceânico do BRT e o terminal Alvorada. Cerca de 70% desses pontos passarão a contar com tecnologia de telegestão, o que vai possibilitar o monitoramento em tempo real do equipamento.