Rio apresenta 6 regiões com risco alto para Covid-19

Por Redação

Apesar da diminuição de áreas com alto risco, medidas seguem sendo necessárias por conta do aparecimento da nova variante ao Estado

Grande parte das áreas do Rio mudaram para risco moderado para Covid-19. No entanto, as restrições continuam por determinação da Prefeitura por conta da chegada das novas variantes ao estado.

De acordo com o sétimo boletim de avaliação por regiões administrativas, divulgado nesta sexta (19), 27 áreas saíram do risco alto e desceram um grau na escala de três níveis. Outras seis áreas, ou quase toda a Zona Sul, ficou no risco alto. É a quinta semana seguida nessa classificação.

Apesar da melhora dos índices na maioria dos bairros, o prefeito Eduardo Paes decidiu manter as restrições do risco alto para toda a cidade. Na prática, o Rio inteiro está laranja, segundo a escala. “Não dá para aceitar aqueles que têm mais condições sendo os mais irresponsáveis. Os trabalhadores que pegam ônibus cheio e BRT estão dando exemplo. Os outros não. Não estamos aqui para sermos babás”, disse Paes.

Segundo o prefeito, medidas de segurança não serão flexibilizadas, por conta da presença de novas cepas da doença. Nesta sexta, o estado confirmou a transmissão local das variantes inglesa e brasileira do coronavírus. Os cinco pacientes se contaminaram em solo fluminense, um deles morreu.

As medidas de proteção à vida não mudam, como a limitação da capacidade de lotação de estabelecimentos, com distanciamento de 1,5 metro entre as mesas de restaurantes e a proibição de consumo de clientes em pé.

Também segue em vigor que shoppings, supermercados e farmácias devem funcionar com dois terços da capacidade. As boates estão abertas com um quarto do público e sem pista de dança.