Animais abandonados fazem golaço no primeiro clássico do Carioca

Iniciativa partiu do Secretário Estadual de Agricultura, Marcelo Queiroz - Foto: Divulgação

Rio de Janeiro
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O primeiro Fla-Flu do Campeonato Carioca, no próximo domingo (14/03), no Maracanã, vai contar com algumas presenças mais do que especiais. Além dos jogadores, entrarão em campo, também, animais abandonados que foram resgatados por ONGs do Rio de Janeiro.

A iniciativa do “CarioCão” partiu do Secretário Estadual de Agricultura, Marcelo Queiroz, responsável pelas políticas de Proteção e Bem-Estar Animal (RJPET) e contou com total apoio do Governador Cláudio Castro e da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ), através do presidente Rubens Lopes.

Com o aumento do número de animais abandonados, principalmente durante a pandemia, o secretário acredita que o futebol pode ser um grande mobilizador para incentivar as adoções de animais e, assim, desafogar as ONGs.

“Levar a campanha e os animais ao gramado do Maracanã no Fla-Flu é um acontecimento inédito, que só foi possível após parceria com a Federação de Futebol, que, ao receber a proposta, imediatamente apoiou a ideia. Acreditamos que com o lançamento da campanha “CarioCão”, os pets terão maior visibilidade e oportunidade de ganharem um lar”, disse o secretário.

Ainda segundo Marcelo Queiroz, o principal objetivo da campanha é conscientizar a população em relação a importância de adotar um amigo de 4 patas.

“O “CarioCão” vai unir duas paixões: o futebol, através do campeonato carioca que mobiliza os maiores clubes do nosso Estado e país, e os animais. É a oportunidade de ajudarmos aqueles que foram abandonados”.

As políticas de Proteção e Bem-Estar Animal têm sido um marco do governo que trabalha para tornar o Estado do Rio de Janeiro uma referência nos temas.

“Esses animais são abandonados à própria sorte. Por isso, estamos agindo em defesa deles. Já criamos o selo Amigo dos Animais/ Pet Friendly. Além disso, publicamos o decreto que proíbe corridas de cachorros, como forma de evitar maus-tratos, e promulgamos lei que proíbe a comercialização de coleiras de choque,” disse o governador Cláudio Castro.

Segundo o governador, essas ações já foram um grande passo para o Rio de Janeiro, em defesa dos animais. E agora ele espera com o lançamento da campanha “CarioCão”, que a população receba com muito carinho o recado.

“É importante que as pessoas se atentem para a importância do significado da palavra “adoção” e se conscientizem do bem que podem fazer, ao adotar um bichinho de estimação”.

O primeiro clássico do Campeonato inaugura as ações do “CarioCão”, que se repetirá durante a competição, com a participação de uma ONG a cada rodada.

Para o presidente da FERJ, Rubens Lopes, a parceria será um sucesso e o futebol carioca ganhará ainda mais destaque com ações como essas.
"Abraçamos a causa para que os animais sejam abraçados. Daremos a visibilidade do futebol carioca em prol da causa nobre. É o Cariocão, de fato", disse Rubens Lopes.

A secretaria Estadual de Esportes também apoiou a ideia.

“Amigo a gente não compra, né? Amigo se adota. É um grande prazer como secretário de Esportes ter a divulgação dessa campanha em um clássico do futebol carioca, no Maracanã”, explicou o secretário Leandro Alves.