Fotografias produzidas por internas do Degase compõem exposição virtual

A exposição foi montada com fotos de 16 jovens internas na instituição - Foto: Philippe Lima

Rio de Janeiro
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Internas do Departamento Geral de Ações Socioeducativas (Degase) são as protagonistas do projeto 'Diverso Universo', uma exposição virtual com imagens feitas por 16 jovens assistidas pela instituição. Elas participaram de oficinas de fotografia e de colagem, além da roda de conversa sobre as desigualdades de gênero. A iniciativa é da Secretaria Especial da Juventude, da prefeitura do Rio, em parceria com o Degase e a Fundação Planetário.

A fotografia foi escolhida por ser uma linguagem fundamental para expressão da realidade e do ambiente em que se vive, além de projetar sonhos e anseios. As fotos estão expostas no Planetário, mas para evitar aglomeração, em cumprimento às medidas restritivas de combate à Covid-19, a exposição, por enquanto, só poderá ser vista de maneira virtual no link: https://teliportme.com/view/1879984

Para a adolescente A., de 15 anos, que participou do projeto, as lentes da câmera fotográfica abriram sua visão para novas perspectivas.

 "As oficinas despertaram a vontade de uma nova vida. Sinto saudades da minha família e vi na fotografia a possibilidade de me conectar com eles, pois terão a oportunidade de ver os meus sentimentos, nessa exposição fora daqui", destacou a jovem.

Para o diretor-geral do Degase, Márcio Rocha, esta é uma ação eficaz na transformação das jovens e uma ferramenta de reinserção social.

 "Nós do Degase, recebemos mais esta parceria integrada como uma grande ação, que vai abrir novos canais de oportunidades e diminuir os índices de reincidência, um dos nossos objetivos principais", ressaltou.

O secretário da Juventude, Salvino Oliveira, falou sobre a escolha de iniciar o projeto junto ao Degase.

 "Queremos olhar e lutar por todas as juventudes do Rio, incluindo as mais invisibilizadas, como essas jovens que estão no sistema socioeducativo. Por meio da arte é possível ultrapassar a barreira da comunicação simples e dar um estímulo para que elas transmitam suas ideias e sentimentos", disse Salvino.