Curso ‘Música + Educação + Acessibilidade’ da Funarte abre inscrições

A curadoria é da Escola de Música da UFRJ - Foto: Divulgação/ Funarte

Rio de Janeiro
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Fundação Nacional de Artes – Funarte e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), apresentam a programação semanal on-line gratuita dos projetos Bossa Criativa, Um Novo Olhar (UNO) e Sistema Nacional de Orquestras Sociais (Sinos), Os destaques da semana entre 26 a e 30 de abril são: a abertura das inscrições para o curso Música + Educação + Acessibilidade –em ambiente virtual, restrito a inscritos. Também entram no ar novos vídeos da oficinas Empreendedorismo em Música, da Série Casa do Choro e dos cursos de violoncelo, contrabaixo e Artes Visuais + Educação + Acessibilidade + Decolonialismo.

Os projetos Bossa Criativa, UNO e Sinos compõem o programa Arte de Toda Gente, realizado em parceria entre a Funarte e a UFRJ. Ele reúne cursos, debates e apresentações, relacionados a várias linguagens artísticas, exibidos em vídeos, no canal on-line Arte de Toda Gente e também nos sites dos três projetos (acesse links abaixo). A curadoria é da Escola de Música da UFRJ.

Bossa Criativa

Está disponível, desde a última segunda-feira, 26 de abril, o nono módulo da oficina Empreendedorismo em Música, com Eduardo Pereira, cujo tema é: Startups: o Setor de Entretenimento no Brasil. O professor informa que, segundo a Associação Brasileira de Promotores de Eventos (Abrape), o segmento é responsável por mais de 5% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro; e gera muitos empregos, diretos e indiretos, sendo considerado um ramo “bem abastecido pelo empreendedorismo”. A atividade é impulsionada não somente por artistas, mas também por produtores, técnicos e vários outros profissionais.

Nos dez vídeos da oficina Empreendedorismo em Música, o músico e professor Eduardo Pereira aborda conceitos, técnicas e outros conteúdos, que podem auxiliar muito na gestão da carreira nesse campo. O curso mostra os caminhos para a definição de um modelo de negócio, seja para a pessoa física ou para a pessoa jurídica. Os módulos da oficina são postados semanalmente.

Na terça-feira, 27 de abril, será exibida pela Série Casa do Choro, na oficina Princípios do Choro, módulo Personagens do Choro, a oficina Anacleto de Medeiros, com Jayme Vignoli. Considerado um dos pilares da música brasileira, especialmente em relação a bandas e conjuntos de maior porte, o compositor Anacleto de Medeiros (1866-1907) foi mestre organizador de inúmeras bandas de música, sendo a mais famosa delas a Banda do Corpo de Bombeiros, da qual foi também maestro. Muitas de suas composições estão entre os clássicos nacionais populares. (informações sobre Anacleto de Medeiros aqui)

Jayme Vignoli é cavaquinista, arranjador, compositor e bacharel em Composição pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Integrante do conjunto Água de Moringa, gravou três CDs. Com o segundo álbum ganhou o Prêmio Sharp de Melhor Conjunto, em 1994. Já se apresentou e gravou com diversos artistas de renome, dentre os quais Paulinho da Viola, Raphael Rabello, entre outros. Na Escola Portátil, dá aulas de cavaquinho e foi um dos professores responsáveis pela Camerata Portátil.

Um Novo Olhar

A partir desta terça-feira, 27 de abril, estão abertas as inscrições para o curso Música + Educação + Acessibilidade. As aulas serão realizadas em ambiente virtual restrito aos inscritos. O período de inscrições é de 27 de abril a 10 de maio de 2021. O curso tem como coordenadora de conteúdo a professora Thelma Alvares. Conta com a contribuição dos professores Viviane Louro e Fernando Guilhon.

A ação foi desenvolvida por professores de música, porém estruturada para professores que não são músicos – a partir do entendimento de que a música pode contribuir com o aprimoramento do ensino regular. O direcionamento do curso difere da proposta da educação musical. Na série, será discutida a relação profunda do homem com a música e, ainda, de que modo essa forma de expressão artística influencia no desenvolvimento humano. Os vídeos abordam temas como: o trabalho direcionado a pessoas deficiência; a música relacionada à inclusão desses cidadãos; as adaptações que facilitam o desenvolvimento dessa atividade; e o trabalho musical direcionado a pessoas com diferentes deficiências: intelectual, visual, auditiva, surdez e transtorno do espectro autista.

Sistema Nacional de Orquestras Sociais (Sinos)

Está disponível, desde segunda-feira, 26 de abril, a 9ª oficina de violoncelo de André Micheletti do Curso Pedagogia das Cordas do Sinos. O tema é Metaforma da Mão Esquerda. No mesmo curso, Rodrigo Fávaro apresentou sua sétima oficina de contrabaixo, sobre sonoridade. O vídeo está disponível desde terça-feira (27).

Rodrigo Favaro é solista de contrabaixo da Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB); membro da Orquestra Sinfônica da UFRJ e da Orquestra de Câmara Johann Sebastian Rio. Bacharel em Contrabaixo pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista (Unesp) (São Paulo). Sob a orientação de Valerie Albright, concluiu duplo mestrado em Performance Musical com especialização em Repertórios Orquestral e Solista, na Haute École de Musique, de Genève, em 2006, com o professor Francesco Petracchi.

Programa Arte de Toda Gente

Projetos
Bossa Criativa, Um Novo Olhar e Sistema Nacional de Orquestras Sociais

Realização
Fundação Nacional de Artes – Funarte | Secretaria Especial da Cultura | Ministério do Turismo
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Curadoria: Escola de Música da UFRJ

Acesse os vídeos no canal do programa: youtube.com/artedetodagente

Leia mais sobre os projetos que compõem a iniciativa, nos sites abaixo.

Bossa Criativa: bossacriativa.art.br
Sistema Nacional de Orquestras Sociais (Sinos): sinos.art.br
Um Novo Olhar (UNO): umnovoolhar.art.br