ONG Rio da Paz faz protesto pelos 400 mil mortos de Covid no Brasil

Uma em cada cinco mortes notificadas no país (21,7%) desde março do ano passado é decorrente da Covid-19 - Foto: Divulgação/ Rio da Paz

Rio de Janeiro
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A ONG Rio de Paz está realizando na manhã desta sexta, dia 30, uma manifestação em Copacabana, na Zona Sul do Rio, após o país ultrapassar a marca de 400 mil mortes pela Covid-19, na quinta-feira. A entidade espalhou 400 sacos de óbito na areia da praia, simbolizando os mortos na pandemia do coronavírus, em frente à Avenida Princesa Isabel.

A cada hora, voluntários farão um ato simbolizando o enterro dos corpos das vítimas. "Somos o segundo país em números absolutos de mortes, o 13º em números de óbitos proporcionais à população e o 58º em número de doses administradas em relação à população. Esses números são inaceitáveis. Nos calarmos num momento como este significa nos tornarmos cúmplices dos crimes cometidos pela classe governante brasileira", disse Antonio Carlos Costa, presidente da ONG.

Em meio a falta de vacinas e um governo questionado em CPI por sua ação na pandemia, o peso do novo coronavírus sobre o sistema de saúde também surge em outro indicador — uma em cada cinco mortes notificadas no país (21,7%) desde março do ano passado é decorrente da Covid-19.