Projeto pretende estimular locomoção não poluente no Rio

O grupo de trabalho vai analisar o sistema atual e propor estratégias para a sua expansão, conservação e integração aos meios de transporte coletivo - Foto: Alexandre Macieira

Rio de Janeiro
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Um grupo de trabalho está sendo formado na Prefeitura do Rio para avaliar, identificar e criar projetos sobre o uso da bicicleta e de outros meios de transporte de pequeno porte não poluentes, como patins, patinetes e skate. Em dez dias, representantes de nove órgãos municipais deverão ser indicados para o início das reuniões.

Com 458 quilômetros de ciclovias e mais de quatro mil bicicletários, a cidade quer aproveitar essa infraestrutura para melhorar a mobilidade urbana de modo sustentável. Para isso, os integrantes do grupo de trabalho terão que analisar o sistema atual e propor estratégias para a sua expansão, conservação e integração aos meios de transporte coletivo.

O grupo de trabalho terá ainda que propor a normatização do sistema e encaminhar sugestões que estimulem o uso de meios de locomoção não poluentes. A proposta também leva em consideração o compromisso da cidade de neutralizar emissões de gases até 2050, sua vocação para o transporte urbano sustentável e os investimentos já feitos em ciclovias, ciclorrotas e faixas compartilhadas.

Segundo pesquisa sobre o Impacto do Uso da Bicicleta no Rio, conduzida em 2018 pelo Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), 36% das viagens de ônibus poderiam ser feitas à base de pedal. Mas, no Rio, as pessoas ainda utilizam frequentemente o ônibus para se locomover. Em relação aos trajetos, 27% têm até 5 quilômetros e 9% têm entre 5 e 8 quilômetros.