Pré-vestibular social da Cecierj abre matrículas

Candidatos que tiverem inscrição ativa no Cadastro Único terão prioridade na reserva de vagas nos polos do PVS em todo o estado - Foto: Divulgação/ Governo do Rio

Rio de Janeiro
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Fundação Cecierj abre, nesta segunda-feira, dia 10 de maio, as inscrições para o preenchimento de 6.155 vagas do curso extensivo do Pré-Vestibular Social (PVS). Os candidatos têm até o dia 23 de maio para fazer a inscrição, que ocorrerá somente pela internet, por meio do formulário disponível em https://www.cecierj.edu.br/pre-vestibular-social/. Tanto a inscrição quanto as aulas serão gratuitas. A iniciativa é uma parceria entre a Fundação Cecierj, vinculada à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, e a Secretaria de Estado de Educação.

"Em um momento tão importante na vida das pessoas, especialmente dos jovens, o PVS é o apoio que elas precisam para estudar e buscar o tão sonhado diploma do Ensino Superior. Por isso, vejo com entusiasmo a abertura das inscrições para o preenchimento das mais de seis mil vagas distribuídas em todo o estado. Tenho certeza que esse será o início de muitas histórias de sucesso", destacou o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Dr. Serginho.


O processo de seleção se dará por meio da análise da documentação do candidato, que deve estar matriculado no 3° ano do Ensino Médio ou já ter concluído. Candidatos que tiverem inscrição ativa no Cadastro Único terão prioridade na reserva de vagas nos polos do PVS em todo o estado do Rio de Janeiro. O número de vagas por unidade e mais detalhes sobre a documentação necessária estão detalhados no edital.


As aulas começam em junho e se estendem até dezembro de 2021. Por conta da pandemia, o início do curso será apenas com material on-line e com apoio dos mediadores por ferramentas digitais. O início das atividades presenciais irá ser reavaliado dependendo das condições que permitam a abertura dos locais onde o projeto ocorre.


"O Pré-Vestibular Social está, desde o ano passado, buscando formas de manter o ensino e o vínculo com os estudantes, apesar de toda restrição imposta pela pandemia. Utilizou ferramentas, como o Google ClassRoom, para disponibilizar os conteúdos produzidos pela própria equipe de mediadores e, agora, inicia o ano de forma on-line para preparar os nossos jovens para esse momento tão importante de suas vidas", comentou o presidente da Fundação Cecierj, Rogerio Pires, lembrando que o PVS também prepara para o Vestibular Cederj, que está com inscrições abertas até o dia 14 de maio para os pedidos de isenção e ingresso por cota e, a partir do dia 17 de maio, para inscrição dos pagantes.


Quem pode se inscrever?

Podem se inscrever candidatos que, em 2021, estiverem matriculados no último ano do Ensino Médio regular em instituições de ensino públicas e particulares, ou matriculados em outras modalidades do Ensino Médio em instituições de ensino públicas ou particulares, tais como: Nova EJA, CEJA ou outra forma não especificada, desde que devidamente comprovada a previsão de término no presente ano; candidatos que já tenham concluído o Ensino Médio regular ou que tenham concluído o Ensino Médio em outras modalidades, tais como: Nova EJA, Encceja, CEJA ou outra forma não especificada, desde que devidamente comprovada a equivalência ao Ensino Médio.


O candidato deverá estar atento no ato da inscrição porque só poderá se inscrever uma única vez, para um único polo, em uma das vagas do seu interesse. Após o preenchimento do formulário, o interessado deverá enviar toda a documentação no formato digital, conforme as especificações estabelecidas no Edital.


Onde estudar?


As vagas do extensivo 2021 do Pré-Vestibular Social da Fundação Cecierj estão disponíveis em 37 locais de ensino, em todo o estado do Rio de Janeiro. O interessado encontra informações sobre dias, horários e locais na página “Onde estamos” no site http://www.cecierj.edu.br/pre-vestibular-social/.


PVS


Criado em 2003, o Pré-Vestibular Social (PVS) é um curso preparatório para as provas de acesso às universidades. Atendendo, por ano, cerca de 7 mil alunos em todo o Rio de Janeiro, sendo totalmente gratuito, inclusive com oferta de material didático impresso para todos os alunos. Trata-se de uma iniciativa do Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio de sua Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação e da Fundação Cecierj, e conta com o apoio da Secretaria de Estado de Educação.