PM: capacitação para 400 futuros policiais

Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças receberá alunos na segunda-feira - Foto: Divulgação

Rio de Janeiro
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP) da Secretaria de Estado de Polícia Militar recebe, na próxima segunda-feira (7), mais 400 alunos, que, depois de quase um ano de aprendizado teórico e prático, estarão capacitados para reforçar o policiamento preventivo ostensivo em todo o estado.

Remanescente do concurso realizado pela corporação em 2014, esse grupo passará a ocupar uma das companhias, recentemente recuperada para incorporar novos alunos. As convocações são feitas a partir de dois critérios: disponibilidade física para formação de novas turmas no CFAP e limite de vagas regulado por legislação estadual específica.

No momento, 1.382 alunos estão em processo de formação no CFAP, dividido em três turmas. As três turmas já têm data de formatura prevista para este ano de 2021: 15 de julho, 16 de agosto e 27 de dezembro.

Sobre o ingresso dos futuros policiais no CFAP, o comandante da unidade, coronel Rubens Castro Peixoto Júnior, lembra que a formação dessa nova turma em junho é resultado de um grande esforço para recompor o efetivo da corporação e melhorar o serviço prestado à sociedade.

"Além das dificuldades de recuperação da estrutura física das companhias do CFAP para receber novos alunos, a área pedagógica da Polícia Militar foi muito impactada pelas restrições impostas por autoridades sanitárias a partir de março do ano passado, com a suspensão de aulas presenciais e outras medidas para tentar conter a pandemia da covid-19", explica o coronel Peixoto.

Das cinco companhias do CFAP, quatro estão em plenas condições de funcionamento e uma vem sendo utilizada parcialmente.