Teatro Dulcina será palco de espetáculos da companhia Ciclomáticos

Para celebrar 25 anos de trajetória, grupo registra montagens de seu repertório em vídeo - Foto: Reprodução/ Funarte

Rio de Janeiro
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O Teatro Dulcina, espaço da Funarte no Centro do Rio (RJ), cederá seu espaço para gravações de cinco espetáculos dos Ciclomáticos Companhia de Teatro. Em projeto de comemoração aos seus 25 anos de atividades, o grupo vai registrar em vídeo, para acervo próprio, as montagens: Salve Ela, no dia 31 de julho; Antes que o Galo Cante, em 1º de agosto; Amargasalmas, no dia 7; Minha Alma é nada depois da História, no dia 8; Sobre mentiras e Segredos, no dia 14; e Genet – Os anjos devem morrer, no dia 15 de agosto.

A Fundação Nacional de Artes – Funarte tem cedido seus espaços cênicos para gravações de espetáculos. O objetivo é incentivar o trabalho de companhias, diante dos desafios que elas têm enfrentado com a pandemia de covid 19. Vários desses grupos têm encontrado na modalidade virtual uma alternativa para que seus espetáculos cheguem ao público. As gravações são realizadas por meio da Coordenação de Teatro e Ópera do Centro de Artes Cênicas da Fundação.

Com diversos prêmios e festivais no currículo, a companhia Os Ciclomáticos tem uma relação antiga com o Teatro Dulcina. Em 2019, por exemplo, ficou em cartaz de domingo a domingo, entre 12 de março e 14 de abril, com o espetáculo Ariano – O Cavaleiro Sertanejo. A companhia desenvolve uma linguagem própria por meio da dramaturgia cênica, revisitando autores de expressão mundial como Federico Garcia Lorca, Sófocles, Nelson Rodrigues, Jean Genet e Jorge Amado. Entre diversas atividades, aposta na contemporaneidade da encenação, da escrita e na individualidade de cada integrante, formando multiartistas. Atualmente, possui um projeto social, paralelo ao trabalho artístico, Os Ciclomáticos DNA.

Confira informações sobre os cinco espetáculos

Salve Ela – Carolina Maria de Jesus em Cena homenageia a escritora Carolina Maria de Jesus (1914-1977), moradora da favela Canindé, em São Paulo (SP). Ela trabalhava como catadora de papel e relatava sua realidade nas folhas dos cadernos encontrados no lixo. O texto de Carolina tornou-se público por meio do seu primeiro livro, Quarto de despejo: diário de uma favelada, que inspirou a peça. A direção do espetáculo, indicado para maiores de 10 anos, é do dramaturgo Ribamar Ribeiro, que também concebeu e produziu a montagem.

Já Antes que o Galo Cante é indicado para todas as idades, com texto de Ribamar Ribeiro e Fabíola Rodrigues e direção de Carla Meirelles. Na trama, animais de patas e animais de asas não se misturam, em um cenário de árvores seculares e prados floridos. Quando o Sabiá Laranjeira Junior se apaixona pela Gata Malhada do Mato, os animais da floresta não aprovam o romance.

Amargasalmas, também com autoria e direção de Ribamar Ribeiro, é voltado para o público a partir de 14 anos. A história fala sobre quatro mulheres, sempre a bordar, que têm a espera e a aspereza como mote de suas relações, com segredos e jogos de poder. Úrsula, a irmã mais jovem, passa por humilhações e maldades, principalmente por parte de Astorga, a irmã mais velha. Esta, por sua vez, possui segredos que vão gerar grandes impactos quando revelados. Só uma estranha que está na casa pode trazer as respostas.

Minha Alma é nada depois da História, também indicado para maiores de 14 anos e com autoria e direção de Ribamar Ribeiro, conta a história de um vigia de uma fábrica, que se apaixona por uma misteriosa mulher, chamada Cleide. Um dia, ela, que faz amor com árvores e carrapatos, desaparece, e este amor se torna uma história sem flor e alma. Em 2010, o grupo recebeu o Prêmio Funarte de Artes Cênicas na Rua para a circulação deste espetáculo, que também venceu diversos festivais no país, com apresentação na Alemanha e na França.

Sobre mentiras e Segredos é uma comédia baseada em um estudo sobre o universo de Nelson Rodrigues. Indicada a maiores de 14, na montagem, todos os segredos e mentiras vão surgindo a partir da gravidez de Alice, aos 14 anos. A mãe, as irmãs, os genros e as vizinhas ficam chocados, mas o médico está convicto de que um dos culpados é o genro.

Genet – Os anjos devem morrer, por sua vez, é indicado a maiores de 18 anos. Foi patrocinado pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio do Edital de Cultura 2008, promovido pela Secretaria de Estado de Cultura. Com um cabaré-teatro decadente como cenário, conta a história de Madame, Divina, Mignon, Mimosa III, Nossa Senhora das Flores e Genet. Todos querem ser Madame, que não tem sexo, cor, nem idade. O enredo traz uma trama biográfica ficcional sobre o universo de Jean Genet, pela visão do diretor e dramaturgo Ribamar Ribeiro.