Rio: número de óbitos provocados pela covid-19 tem queda de 11%    

Pessoas com máscara csminhsm no centro do Rio de Janeiro - Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

Rio de Janeiro
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O estado do Rio de Janeiro teve redução de 11% no número de óbitos provocados pela covid-19 e aumento de 6% nas internações por síndrome respiratória aguda grave (SRAG), segundo a 45ª edição do Mapa de Risco da Covid-19, divulgada nesta sexta-feira (27) pela Secretaria de Estado de Saúde (SES). A análise compara as semanas epidemiológicas 32 (de 08 agosto a 14 de agosto) e 30 (25 de julho a 31 de julho) de 2021.

"Os indicadores precoces também apresentaram indícios de alerta no cenário pandêmico do estado e as ações referentes ao plano de contingência já foram acionadas. Ele nos permite tomar decisões com mais tranquilidade, como a abertura de leitos", disse o secretário estadual de Saúde, Alexandre Chieppe.

O Mapa de Risco mostra que a taxa de ocupação de leitos no estado do Rio de Janeiro é de 70% para Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e de 46% para enfermaria.

Das nove regiões do estado, cinco estão na bandeira amarela: Metropolitana II, Norte, Baixada Litorânea, Centro-Sul e Médio Paraíba. As regiões Serrana e Baía da Ilha Grande estão na faixa laranja, já a Metropolitana l e a Noroeste estão em bandeira vermelha.

Cada bandeira representa um nível de risco e um conjunto de recomendações de isolamento social, que variam entre as cores roxa (risco muito alto), vermelha (risco alto), laranja (risco moderado), amarela (risco baixo) e verde (risco muito baixo).

*Fonte: Agência Brasil