Operação Verão: No primeiro fds, Rio registra 114 multas e 214 itens apreendidos

Paralelamente, ainda houve a aplicação de 3 multas por flagrantes de infração sanitária - Foto: Divulgação

Rio de Janeiro
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Prefeitura do Rio de Janeiro, por meio de ação conjunta realizada pela Secretaria de Ordem Pública (Seop) da capital fluminense e a Guarda Municipal (GM), aplicou 114 multas de trânsito e apreendeu 214 suvenires que estavam sendo comercializados irregularmente na orla da cidade no último domingo (29/08).

Paralelamente, ainda houve a aplicação de 3 multas por flagrantes de infração sanitária e prestação de socorro a uma mulher que ficou desacordada na Avenida Princesa Isabel, em Copacabana, após se envolver em uma briga. Ela foi ajudada por guardas do Grupamento de Cães de Guarda (GCG) até a chegada do Corpo de Bombeiros. A autora da agressão fugiu.

Vale ressaltar que o objetivo da Operação Verão, iniciada nas praias cariocas no último sábado (28/08), é antecipar a ocupação das mesmas ainda no inverno, uma vez que a estação tem tido altas temperaturas. O trabalho é integrado com as forças de segurança, como as polícias Militar e Civil, para dar maior segurança aos banhistas e demais cidadãos. As diretrizes da operação foram elaboradas após reunião realizada na quarta (25/08) na Subsecretaria de Comando e Controle da Polícia Militar do Rio.

Com os dados deste domingo, nos 4 primeiros dias de operação, a Seop e a GM registraram 3 prisões e 43 abordagens, sendo que uma delas resultou na condução de 11 pessoas para delegacias da Zona Sul, ficando duas delas detidas após flagrante de posse de drogas. Além disso, equipes do Grupamento de Guardas Motociclistas (GGM) atuaram com a Polícia Militar para conter um tumulto em um ponto de ônibus na Avenida Prado Júnior.

Em relação às apreensões, foram confiscados pelos agentes, nos 4 dias, 542 produtos que estavam sendo comercializados irregularmente, como bonés, azulejos, suvenires e banners. Na fiscalização do trânsito, os guardas municipais aplicaram 254 multas. Já sobre a fiscalização das medidas restritivas de proteção à vida, foram aplicadas 4 infrações. Ainda foram registradas 7 ocorrências de auxílio ao público e guardas municipais do Grupamento de Defesa Ambiental (GDA) resgataram 3 animais silvestres.

A Operação Verão conta com apoio de aproximadamente 150 guardas municipais, que atuam na faixa de areia, calçadão e vias de acesso às praias que vão do Leme, na Zona Sul, até o Pontal, na Zona Oeste do Rio. Também integram as ações 24 viaturas, 10 motocicletas e 5 tendas operacionais instaladas em pontos estratégicos na areia.