Parque Municipal Nise da Silveira é criado no Rio

As obras no terreno de aproximadamente 79 mil metros quadrados já começaram - Foto: Divulgação

Rio de Janeiro
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Ampliar o acesso ao meio ambiente de qualidade e oferecer conforto térmico a quem vive em locais considerados ilhas de calor são alguns dos objetivos do Parque Municipal Urbano Nise da Silveira, que acaba de ser criado por meio de decreto, no Engenho de Dentro.

As obras no terreno de aproximadamente 79 mil metros quadrados já começaram e, na primeira fase de intervenções, além da instalação de gradil para cercar o espaço verde, será implantado um bosque de 5,8 mil metros quadrados dedicado à cantora e compositora Dona Ivone Lara, com entrega prevista em 120 dias.

O parque urbano, que fica no terreno do Instituto Nise da Silveira, é uma realização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e da Fundação Parques e Jardins, com recursos de medidas compensatórias. O projeto é do Instituto Rio Patrimônio da Humanidade, vinculado à Secretaria Municipal de Planejamento Urbano.

No Bosque Dona Ivone Lara serão plantadas 39 árvores, 298,60 metros quadrados de plantas arbustivas, 528,38 metros quadrados de forrageiras e 1.470,20 metros quadrados de área gramada. O investimento é de R$ 1.225.751,45. A implantação do restante do parque está prevista no Planejamento Estratégico da Prefeitura do Rio.

Dona Ivone Lara, que morreu em 2018, dedicou boa parte da vida à saúde pública, tendo estudado enfermagem e trabalhado no Instituto de Psiquiatria do Engenho de Dentro, com a doutora Nise da Silveira.