JUVRio abre inscrições para curso voltado ao mercado de trabalho

Os alunos terão aulas em três módulos, com total de 57 horas: Direitos Humanos, Política, Racismo Estrutural - Foto: Divulgação

Rio de Janeiro
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Secretaria da Juventude Carioca (JUVRio) está com inscrições abertas até sexta-feira (15/10) para o curso de Direitos Humanos e Mundo do Trabalho. A iniciativa faz parte do programa Pega a Visão. São mais de mil oportunidades para jovens de 14 a 24 anos que desejam se qualificar pela internet para os mais diversos temas relacionados à empregabilidade.

Os alunos terão aulas em três módulos, com total de 57 horas: Direitos Humanos, Política, Racismo Estrutural. A ação é uma parceria da JUVRio com o UNICEF, a iniciativa 1MiO e o Instituto de Pensamentos e Ações para a Defesa da Democracia (IPAD Seja Democracia), que visa fortalecer o Emprega JUV, programa de empregabilidade da secretaria. Ao término do curso será entregue certificado, e quem concluir as aulas poderá incluir o currículo no banco de talentos da 1MiO, vinculado a mais de 100 empresas parceiras.

O Pega a Visão forma jovens e adolescentes com foco no mercado de trabalho, formação política e projeto de vida. As aulas são totalmente gratuitas e virtuais, com cargas de 10h a 12h por aula, entre os dias 18 de outubro e 25 de novembro. Os inscritos estudarão na modalidade assíncrona e também em aulas ao vivo pela internet, às quintas-feiras, no período da noite.

O secretário especial da Juventude Carioca, Salvino Oliveira, destaca que a parceria foi pensada para atender quem busca vagas de emprego e deseja se preparar para a inserção no mercado de trabalho e no mundo dos negócios.

— A trilha formativa do “Pega a Visão” vai oferecer aos jovens mais uma oportunidade de qualificação, debatendo junto a eles a garantia de direitos no mundo do trabalho, o direito à aprendizagem, a permanência na escola e as questões do racismo estrutural e do patrimonialismo institucional. A intenção é construir uma massa crítica de jovens junto ao mundo do trabalho. Juntar os anseios da juventude e a agenda produtiva dos negócios. — destaca o secretário.

Ao final, os alunos realizarão um trabalho de conclusão de curso com carga horária variável de 6 a 8 horas. Os trabalhos envolvem a criatividade, debates, pesquisas e o desenvolvimento daquilo que foi aprendido ao longo do módulo.

As inscrições podem ser realizadas pelo link: https://respondi.app/Apb1t7RW.